Renato Massara, diretor comercial do Grupo Wheaton Brasil

Renato Massara, diretor comercial do Grupo Wheaton Brasil

Brazil Beauty News - Quais são os próximos passos da Wheaton com a aquisição da Verescence?

Renato Massara - O site de São Bernardo do Campo foi completamente adaptado e modernizado para receber a operação da Verescence. Estamos otimistas e a expectativa é obter um crescimento acima de 7% no mercado de perfumaria. Mesmo tendo capacidade para absorver um possível crescimento, temos planos para a construção de um novo forno nos próximos três anos.

Brazil Beauty News - O que foi agregado ao portfólio de embalagens para cosméticos com a Verescence?

Renato Massara - Os clientes da Verescence já eram atendidos pela Wheaton. Além dos produtos exclusivos, agregamos os principais itens do portfólio de embalagens standard.

Brazil Beauty News - De que maneira a Wheaton aplica a sustentabilidade em seus processos?

Renato Massara - O vidro é um material altamente ecológico. Por ser 100% reciclável, ele é utilizado para a produção de novas embalagens, sem perda de qualidade ou pureza do produto. Nossos principais clientes são muito preocupados com a sustentabilidade e o impacto ambiental. Para a Natura, por exemplo, temos um forno que utiliza 20 a 30% da matéria-prima de frascos recolhidos pós-consumo. A embalagem de vidro é uma escolha natural para qualquer novo produto pela rica percepção de valor por parte do consumidor final e por atributos como transparência e elegância, impermeabilidade, resistência, versatilidade de forma, tamanho e cores, além de ser reutilizável, retornável e reciclável. O Grupo Wheaton Brasil vem melhorando continuamente seus processos, produtos e sistemas por meio da conscientização e adoção de programas eficazes.

Brazil Beauty News - Consultorias internacionais têm destacado a influência dos consumidores sobre as empresas de cosméticos e perfumaria por meio das demandas por personalização e sustentabilidade. Quais aprendizados a Wheaton tem tido com seus consumidores?

Renato Massara - Nos últimos anos, tem havido uma grande demanda de nossos clientes por projetos diferenciados e novidades. Desde o final de 2013, contamos com um grupo de inovação chamado Experimento, formado por uma equipe multidisciplinar e que vem gerando iniciativas inovadoras.

Brazil Beauty News - Como tem sido a evolução das embalagens de vidro para cosméticos no Brasil? Quais tendências estão direcionando estes produtos?

Renato Massara - No mercado da beleza, a embalagem é fundamental para promover uma marca. Além de proteger e embalar o produto, ela pode ser uma das principais estratégias para o marketing. A partir do monitoramento de tendências, desenvolvemos anualmente uma ampla paleta de cores que estarão em alta nas próximas temporadas, além das novidades em decoração e personalização de embalagens. Também desenvolvemos soluções em inovação e novos processos para o mercado, como a pintura multicolors, que permite a aplicação de até quatro cores em um frasco, tornando o produto único e exclusivo. A serigrafia 3D foi outra novidade: explora-se o lado sensorial de uma embalagem ao aplicar um relevo no frasco. Recentemente lançamos a decoração com laser, que permite aplicar artes vazadas em uma pintura.