Mônica Burgos era advogada em uma cidade de cerca de 200 mil habitantes no sul da Bahia quando decidiu largar a carreira para estudar moda no Rio de Janeiro. Um professor do curso de Produção e Figurino desenvolvia um trabalho de marketing olfativo para alguns lojistas e assim teve início sua história como empreendedora no ramo dos aromas.

Mônica Burgos, fundadora da Avatim - Credit Alex Freire

De volta à Bahia, depois de uma bem-sucedida temporada como revendedora de aromatizantes de ambientes artesanais, ela foi convidada por um amigo, César Favero, para abrirem juntos uma empresa. Fundada em Ilhéus, há mais de 15 anos, a Avatim (“cheiros da terra”, em tupi-guarani) começou sua produção com foco em aromatizantes, mas logo depois passou a desenvolver fragrâncias para clientes empresariais, como as marcas como Ellus, Colcci e Arezzo, além de instituições, como o Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

A terceira fase veio a partir de 2007, com a criação de uma linha de produtos de perfumaria e cosméticos corporais e a abertura de lojas pelo país: hoje são 120 unidades (entre lojas próprias e franqueadas), distribuídas em 24 estados brasileiros. “Certamente não tínhamos ideia de onde chegaríamos e nem tampouco nesse período de tempo”, diz Mônica Burgos, relembrando o ínicio da Avatim.

A primeira unidade aberta em 2018 não foi uma loja comum, começando pelo endereço: a Rua Oscar Freire, em São Paulo, conhecida como uma das ruas de comércio mais luxuosas do mundo. Chamada de loja-conceito, ela apresenta um layout contemporâneo – diferente das outras unidades da Avatim, que têm um aspecto mais vintage – e dá destaque a artigos premium e de perfumaria fina.

Ter uma loja-conceito na Oscar Freire nos ajuda a consolidar nossa marca e entregar aos consumidores a mais completa experiência Avatim”, afirma a sócia-fundadora da empresa, que também acaba de instalar um escritório comercial em São Paulo. “Acreditamos que, desta forma, alcançaremos mais agilidade na prospecção de novos negócios”.

Para este ano, a Avatim projeta crescimento de 30% com a inauguração de 40 lojas no país, apostando em um portfólio que combina artigos para ambiente, como difusores, incensos e velas, e de uso pessoal, como sabonetes, óleos corporais e cremes hidratantes. “Atualmente, os produtos de ambiência se equiparam aos produtos corporais em termos de faturamento”, declara Burgos.

Desde 2016, a empresa opera na Espanha por meio de vendas diretas. Um distribuidor importa os produtos da marca, que são comercializados no sistema porta a porta. “Iniciamos nosso processo de internacionalização pela Espanha, mas como o mercado europeu é único, apesar das particularidades de cada região, isso facilita a expansão de nossas vendas”, diz a empresária, que anuncia que a meta não é parar por aí. “Estamos planejando a abertura de uma loja-conceito na Europa até 2019”.

Paralelamente à expansão, a Avatim, como boa baiana que é, não perde um Carnaval. Nos últimos anos, a empresa tem garantido sua presença na festa mais popular do Brasil na forma de fragrâncias exclusivas, que desenvolve para camarotes do Carnaval de Salvador e até para trios elétricos.

Neste ano, o bloco comandado pela cantora Daniela Mercury desfilou pelas ruas da cidade borrifando a fragrância “Cheiro de Banzeiro”, da Avatim, nos foliões. “Começamos nosso trabalho com o marketing olfativo e isso continua em nosso DNA. Cheirar faz parte do dia a dia. Amamos cheiro, vivemos de cheiro e tudo pode ter cheiro”, afirma Mônica Burgos.