A Beraca lança uma alternativa natural para silicones em formulações cosméticas

Reconhecida globalmente como a maior fornecedora de matérias-primas provenientes da biodiversidade brasileira, a Beraca apresentara a Manteiga de Tucumã, “uma solução limpa e eficiente, capaz de substituir o uso de alguns tipos de silicones em produtos destinados aos cuidados com a pele”.

Não hidrogenada

Rica em ácidos graxos poliinsaturados, a inovação tem como diferencial o fato de não ser hidrogenada (e consequentemente livre de componentes nocivos à saúde de acordo com a Beraca) e de possuir composição estável. Além disso, a manteiga conta com propriedades sensoriais únicas, como melhor espalhabilidade e textura leve, que proporcionam à pele toque seco e não oleoso.

A Manteiga de Tucumã é um exemplo de ingrediente ativo alinhado ao posicionamento da Beraca, que aposta na vegetalização das fórmulas e na substituição de componentes químicos por soluções naturais e sustentáveis”, ressalta Juliana Checon, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa.

A eficácia da Manteiga de Tucumã foi comprovada por testes laboratoriais independentes.

Compromisso social e ambiental

Além dos benefícios de aplicação da Manteiga de Tucumã, a Beraca também destaca na feira a questão socioambiental relacionada ao processo de produção do insumo: realizada na região amazônica, a coleta do fruto impacta diretamente cerca de 600 pessoas e garante uma fonte de renda extra para mais de 90 famílias.

A iniciativa está entre as ações que compõem o Programa de Valorização da Sociobiodiversidade®, criado pela empresa no ano 2000 para atuar como uma ponte entre as comunidades agroextrativistas espalhadas pelo Brasil e os principais fabricantes mundiais de cosméticos. “Esse é um trabalho que faz com que a Beraca conecte a biodiversidade brasileira a milhares de consumidores, por meio de uma relação de transparência, rastreabilidade total e inovação”, destaca Marianna Cyrillo, Gerente de Marketing da companhia.

Novo agente condicionante

Na próxima feira in-cosmetics, Beraca lançara também Capillus Pro 22, um novo agente condicionante para os cabelos, desenvolvido em parceria com a Clariant.

O Capillus PRO 22 é um tensoativo com propriedades capazes de promover a reestruturação capilar, selar as cutículas dos fios e controlar o volume. Além disso, promove o brilho intenso, pois, de acordo com testes realizados, é capaz de aumentá-lo em mais de 100%.

A inovação é obtida a partir da junção de uma amido amina (tensoativo não iônico, com caráter catiônico em meio ácido, e que, devido ao seu pH, pode ser utilizado em formulações destinadas aos cuidados capilares) e do óleo de pracaxi (ingrediente cujo principal ativo é o ácido behênico, substância que o torna um agente condicionante natural dos fios).

Trata-se da primeira amido amina proveniente do óleo de pracaxi a ser desenvolvida, alinhada às necessidades do mercado, pois além da eficácia comprovada garante a rastreabilidade da cadeia produtiva e ainda fomenta o desenvolvimento social e econômico de comunidades locais”, enfatiza a Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Beraca.