Líder no fornecimento de ingredientes provenientes da biodiversidade brasileira para as indústrias de cosméticos, produtos farmacêuticos e de cuidados pessoais, a empresa quer melhorar todas as etapas do processo em relação ao uso dos recursos naturais do Brasil. O novo Serviço Integrado da Beraca oferece suporte completo para os clientes da empresa, desde a criação de projetos socioambientais sob medida até o apoio para garantir a atuação em conformidade com a Lei da Biodiversidade - 13.123/15.

Beraca também oferece um serviço complementar de apoio ao processo burocrático de adequação à atual legislação brasileira, que tem como data limite estabelecida pelo governo o dia 6 de novembro.

Investimos nesse segmento há anos e possuímos um vasto conhecimento. O objetivo é apoiar os atuais clientes e aqueles que também pretendem utilizar os nossos ingredientes derivados da biodiversidade brasileira, mas que encontram dificuldade ao longo do processo, principalmente, em questões ligadas à regulamentação e ao acesso a projetos sérios, éticos e reais para a repartição de benefícios, capazes de agregar valor para toda a cadeia produtiva”, explica Érica Pereira, responsável pela área de sustentabilidade da empresa.

Para o processo de repartição dos benefícios, a Beraca conta com o apoio do Instituto Beraca, entidade do terceiro setor e sem fins lucrativos, criada com o objetivo de dar mais transparência, governança e efetividade aos clientes. A ideia é que, por meio de uma plataforma criada pela instituição, as empresas escolham os projetos sociais ou ambientais que desejam apoiar, conforme o perfil e objetivos. A iniciativa vai garantir o retorno dos lucros obtidos para a comunidade e ainda vai estimular o desenvolvimento socioeconômico e a preservação ambiental local.

A atual legislação relacionada ao uso sustentável da biodiversidade brasileira é muito mais clara e coerente em seus objetivos e parâmetros, quando comparada à legislação anterior, vigente até o final de 2015”, pontua Érica Pereira. “Queremos oferecer mais esse serviço para que nossos clientes aproveitem esse novo momento do mercado, não somente para atenderem à legislação, mas que tenham condições também de gerar mais valor para o consumidor final, além de apoiar projetos de repartição de benefícios com mensuração de impactos positivos e rastreabilidade”, conclui.