Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Laurence Bacilieri

"Blend it yourself: a mais nova tendência em maquiagem e cuidados da pele?

Em fevereiro, a Shiseido anunciou a aquisição da MatchCo, start-up que criou um aplicativo capaz de definir a tonalidade exata de uma base em função do tom da pele. O aplicativo não requer nenhuma ajuda humana – ao passo que antes, para ter uma base personalizada, as mulheres eram obrigadas a ir até um ponto de venda, ser atendida por uma consultora, submeter-se a um scanner da pele feito com um iPad e responder a um questionário detalhado. Só então o produto era enviado ao domicílio da cliente.

A BareMinerals será a primeira empresa do Grupo Shiseido a contar com essa nova tecnologia de custom blending 100% digital. Em 24-48 horas, as novas clientes receberão a base personalizada. Segundo informações disponíveis atualmente, elas pagarão provavelmente 48 dólares pelo produto e o serviço.

Afinal, ninguém melhor que a própria consumidora para conhecer as (...)

Afinal, ninguém melhor que a própria consumidora para conhecer as necessidades da sua pele, não é mesmo? Foto: © Vladimir Gjorgiev / shutterstock.com

Não vem de hoje a aventura do Custom Blending. Em 1983/1984, a empresa Prescriptives já oferecia esse serviço em seus estandes. A proposta era determinar os skin undertones da pele, levando em conta a cobertura desejada, bem como necessidades específicas de peles com áreas de despigmentação ou cicatrizes de acne. Não há como negar: o aperfeiçoamento dos smartphones equipados com máquinas fotográficas de boa qualidade facilitou a operação de digitalização, produzindo dados confiáveis e garantindo ótimos resultados.

Recentemente, a Cover Girl anunciou uma parceria com a ModiFace, a fim de oferecer um serviço custom blend que será lançado ainda este ano. A Lancôme também tentou ingressar nessa área em 2015, lançando o Teint Particulier em algumas lojas da rede americana Nordstrom, mas a limpeza da máquina e o tempo de espera no estande acabaram fazendo com que desistisse da experiência.

Usando menos tecnologia de ponta, mas oferecendo mais facilidade de uso, a marca Clinique acaba de lançar o BIY, ou Blend It Yourself. A novidade reúne 12 pigmentos líquidos que podem ser misturados com o hidratante preferido da cliente: uma gota para obter o efeito iluminador e até três gotas para personalizar a cobertura e a tonalidade. O minifrasco (20 ml) permite criar um produto personalizado todos os dias, sem custo excessivo. Outras marcas entraram nessa aventura, como a Cover X, que lançou o Custom Enhancer Drops para misturar com bases, primers, sérums ou hidratantes, em tons universais que se adaptam a todas as tonalidades de pele. Outro produto que se destacou no mercado foi o Hard Candy Glamoflauge Mix-in Pigments Make-up Drops. Os progressos na área de formulação de emulsões e as novas dimensões dos pigmentos têm contribuído para tornar as misturas mais fáceis e homogêneas.

Essa tendência de participação ativa da consumidora vem sendo observada também no segmento de cuidados da pele. A Clinique, inovando novamente, decidiu apresentar seu mais recente lançamento – o Fresh Pressed – em uma embalagem extemporânea. A própria cliente aciona a mistura de vitamina C, visto que a conservação do produto é de apenas sete dias. A Clarins atuou como uma das pioneiras nesse segmento ao lançar o conceito My Blend, que foi um imenso sucesso com seus boosters autobronzeadores e redutores. O Addition Concentré Éclat, por exemplo, é um concentrado autobronzeador que, misturado ao creme diurno, confere ao rosto um efeito corado e saudável sob medida.

A história dos cosméticos tem também um capítulo escrito por trás dos balcões de farmácia. Há 165 anos no mercado e com uma sólida experiência em produtos de farmacologia cosmética, a marca americana Kiehl’s de certa forma fez uma viagem de volta às raízes da empresa, com o lançamento da linha Apothecary Preparation. A base desse conceito é um concentrado idêntico para todos os produtos, mas que pode ser personalizado por meio de dois complexos de princípios ativos, selecionados em uma coleção de cinco boosters: um antirrugas, um suavizante, um tratamento contra vermelhidão, um clareador e um cuidado para poros dilatados.

Afinal, ninguém melhor que a própria consumidora para conhecer as necessidades da sua pele, não é mesmo?

Laurence Bacilieri - Cosmetic Ressources
(Tradução: Maria Marques)

Portfólio

© 2017 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

Sobre Laurence Bacilieri

Laurence Bacilieri especializou-se na indústria de cosméticos, na qual atua há mais de 30 anos. Sua trajetória inclui experiências como jornalista para a imprensa especializada, consultora expert em beleza para um programa da televisão americana e consultora sênior para o Mintel Group. Titular de um MBA pela Universidade de Columbia, ela fala fluentemente o inglês e o francês.

Com um trabalho 100% focalizado no monitoramento dos mercados de cosméticos, Laurence Bacilieri criou a Cosmetic Ressources, escritório de consultoria em Marketing Intelligence especializado em beleza, novas tendências de produtos e conhecimento dos consumidores.

Laurence Bacilieri presta assessoria a empresas, ajudando-as a vencer os desafios no processo de desenvolvimento de produtos e marketing.

Site da agência:
http://cosmeticressources.org

Foco
Recorde de público marca edição 2017 da FCE Cosmetique e FCE Pharma

Recorde de público marca edição 2017 da FCE Cosmetique e FCE Pharma

As feiras FCE Cosmetique e FCE Pharma, que aconteceram entre os dias 23 e 25 de maio de 2017, receberam 15.400 visitantes e registrou um crescimento de 9%, em comparação com o ano anterior. Na cerimônia de abertura, Geraldo Alckmin, o Governador do Estado de São Paulo, destacou os esforços do Governo para o desenvolvimento das (...)

+ informações
Palavra de especialista
Alternativas ecológicas para microesferas de plásticos

Lipotec
Alternativas ecológicas para microesferas de plásticos

A sustentabilidade tornou-se uma grande preocupação nos tempos atuais. Os consumidores têm buscado produtos com ingredientes que não agridem o meio ambiente, visando diminuir os impactos causados. Na indústria de produtos voltados para cuidados com a pele, as microesferas de plástico, utilizadas ao longo da história em esfoliantes para a (...)

+ informações

Seções