Florence Bernardin

"Existem com certeza muitos pontos em comum que devemos contemplar de forma global", ressalta Florence Bernardin. "Tanto as mulheres chinesas como as brasileiras têm pele com tendência oleosa e sofrem exposição ao sol e à poluição; em ambos os países, as mulheres buscam a beleza natural e cultivam uma relação forte com a água e a higiene".

Leveza, um sonho em comum

Desse desejo compartilhado de proteção e pureza, decorre um profundo anseio por texturas leves, fluidas e aquosas – um anseio evidente na Ásia, mas também no Brasil, onde constatamos uma marcada preferência por texturas não oleosas. As linhas de protetores solares, em particular, oferecem o diferencial "toque seco". Os produtos da La Roche Posay, Avene, L’Oreal e Vichy Capital Soleil Toque Seco SPF50 são alguns bons exemplos.

As fórmulas leves disponíveis em spray conquistaram uma grande fatia do mercado de protetores solares para o rosto na China e Coreia. Também no Brasil, esse tipo de produto faz sucesso, mas principalmente para o corpo (por exemplo, os produtos das marcas Sundown, Golden Plus de O Boticário, Natura, Neutrogena, Dermage e Nivea).

A textura em mousse, muito apreciada na Ásia, também está presente no Brasil, onde oferece leveza e sensorialidade, além de ser tonalizante, proporcionando uniformidade à pele. Essa característica interessante poderia ser exportada para a Ásia, com produtos como Dermage Photoage Mousse FPS50+ e Vichy Capital Soleil BB Aera-Mousse FPS30.

Tonalidade preservada

Os tratamentos antimanchas, bem conhecidos na Ásia com os produtos whitening, estão amplamente presentes no mercado brasileiro com produtos à base de vitamina C, que uniformiza a tonalidade e aumenta a elasticidade da pele. Neste caso, efeito whitening e anti-idade se encontram num mesmo produto (Granado Loção facial Hidra C FPS 15, Dermage Improce C20, L’Oreal Revitalift Clareador, Vichy Liftactive Serum e o novo Serum/Gel Creme RoC C Supérieur Concentrado 16%).

A exemplo da Ásia, o Brasil é um mercado receptivo a tratamentos que eliminam olheiras. Em breve, é provável que vejamos chegar novos produtos à base de vitamina C ou retinol, como o Natura Chronos Pharma Sérum Intensivo Clareador Antissinais.

Maquiagem criativa

Florence Bernardin ressalta que, para oferecer às brasileiras um rímel digno de seus cílios, a próxima etapa talvez busque inspiração nas fórmulas smudgeproof da Ásia: resistentes ao excesso de sebo da pálpebra inferior (evitando manchas que dão a aparência de olhos de panda), elas resistem também à umidade ambiente, sendo retiradas com água morna.
Globalmente, a consultora vê nesse segmento uma dinâmica extremamente promissora. "O mercado ainda é pequeno, mas a criatividade e diversidade dos produtos é muito interessante". Nas lojas Quem disse, Berenice?, do grupo brasileiro O Boticário, a cliente pode, na compra de um mesmo rímel, adquirir diversos tipos de escova que produzem efeitos diferentes. "Essa abordagem multidirecional tem tudo a ver com a criatividade coreana nesse segmento" e - como não podia deixar de ser - "o imenso mercado de esmaltes para unhas atua como uma passarela entre os dois continentes", conclui Florence Bernardin.