Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Ciência e P&D

Coloração à base de grafeno: solução do futuro para tingir os cabelos?

Na era do Instagram, das redes sociais e dos aplicativos de realidade virtual, mudar a cor dos cabelos deveria ser tão simples e seguro quanto mudar de roupa. O problema é que as tintas para cabelos ainda são vistas como substâncias agressivas demais, tanto para os fios como para o couro cabeludo. Porém, uma novidade poderá revolucionar o setor: uma equipe de pesquisadores descobriu recentemente que o grafeno pode ser usado como tintura capilar.

Uma equipe de cientistas busca desenvolver novos tipos de coloração para os (...)

Uma equipe de cientistas busca desenvolver novos tipos de coloração para os cabelos. Foto: © Zinkevych/Istock.com

O Professor Jiaxing Huang e sua equipe de pesquisadores da Northwestern University (Illinois, Estados Unidos) publicaram recentemente um estudo [1] no qual revelam ser possível usar o grafeno como tintura capilar, afirmando que esse material poderá se tornar uma alternativa mais segura do que os produtos químicos atualmente disponíveis no mercado. Os cientistas explicam também que o grafeno, material extremamente fino, apresenta propriedades antiestáticas e antibacterianas, o que tornaria possível reduzir a frequência de lavagem dos cabelos.

Material derivado do grafite

Segundo o estudo, publicado na revista especializada Chem, o grafeno, material extraído do grafite, poderia ser usado para escurecer os cabelos claros, com um método extremamente simples: basta vaporizar o grafeno sobre os cabelos, escová-los e depois secá-los. Os pesquisadores relatam que, na fase de testes, a coloração permaneceu durante 30 lavagens. Em sua conclusão, os cientistas afirmam que o grafeno pode, inclusive, ser adaptado a tintas que conferem efeito sombreado aos fios, criando mechas e tonalidades degradês com aspecto mais natural.

"Além de evitar o uso de ingredientes tóxicos de pequeno tamanho molecular, como os que estão presentes nas tinturas capilares comuns, o grafeno é capaz de conferir aos cabelos novas propriedades que melhoram a sensação de conforto, proporcionando, entre outros benefícios, efeito antiestático e dissipação térmica muito maiores", explicam os pesquisadores.

Um setor em busca de inovação

Apesar das promessas dessa descoberta, o grafeno ainda deve demorar a chegar aos salões de beleza. Uma coisa é certa, a tendência atual é buscar soluções que respeitem os fios e o couro cabeludo. Prova disso é que, em dezembro passado, a L’Oréal anunciou a comercialização da gama "Botanea", sua primeira linha de tinturas veganas com ingredientes de origem vegetal.

Seja como for, o novo procedimento já ganhou as manchetes dos jornais e revistas destinados ao grande público, mostrando o quanto os consumidores são ávidos por soluções inovadoras nesse setor.

Brazil Beauty News, em colaboração com AFP/Relaxnews
(Tradução: Maria Marques)

Observações

[1Multifunctional Graphene Hair Dye, Chem 4, 1–11, 12 de abril de 2018

© 2018 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
Thermolat: novo ingrediente da Symrise tem ação aquecedora

Thermolat: novo ingrediente da Symrise tem ação aquecedora

O novo princípio ativo sensorial da Symrise proporciona uma suave sensação de calor sobre a pele, semelhante à de um raio de sol. Com o nome de Thermolat, ele foi desenvolvido para entrar na composição de cremes, géis e bálsamos e produz efeitos duradouros, com a vantagem de não provocar sensação de ardência ou queimação. "Comparado com o (...)

+ informações
Palavra de especialista
Oportunidades em produtos de coloração no Brasil

Juliana Martins
Oportunidades em produtos de coloração no Brasil

A crise econômica e a subcategoria de produtos de coloração. As vendas no varejo de produtos de coloração podem ter tido um bom aliado nos últimos três anos: a crise econômica. Talvez por terem suas rendas reduzidas, os brasileiros podem ter deixado de gastar dinheiro com alguns serviços, como aqueles oferecidos por salões de beleza. O (...)

+ informações

Seções