Uma equipe de cientistas busca desenvolver novos tipos de coloração para os...

Uma equipe de cientistas busca desenvolver novos tipos de coloração para os cabelos. Foto: © Zinkevych/Istock.com

O Professor Jiaxing Huang e sua equipe de pesquisadores da Northwestern University (Illinois, Estados Unidos) publicaram recentemente um estudo [1] no qual revelam ser possível usar o grafeno como tintura capilar, afirmando que esse material poderá se tornar uma alternativa mais segura do que os produtos químicos atualmente disponíveis no mercado. Os cientistas explicam também que o grafeno, material extremamente fino, apresenta propriedades antiestáticas e antibacterianas, o que tornaria possível reduzir a frequência de lavagem dos cabelos.

Material derivado do grafite

Segundo o estudo, publicado na revista especializada Chem, o grafeno, material extraído do grafite, poderia ser usado para escurecer os cabelos claros, com um método extremamente simples: basta vaporizar o grafeno sobre os cabelos, escová-los e depois secá-los. Os pesquisadores relatam que, na fase de testes, a coloração permaneceu durante 30 lavagens. Em sua conclusão, os cientistas afirmam que o grafeno pode, inclusive, ser adaptado a tintas que conferem efeito sombreado aos fios, criando mechas e tonalidades degradês com aspecto mais natural.

"Além de evitar o uso de ingredientes tóxicos de pequeno tamanho molecular, como os que estão presentes nas tinturas capilares comuns, o grafeno é capaz de conferir aos cabelos novas propriedades que melhoram a sensação de conforto, proporcionando, entre outros benefícios, efeito antiestático e dissipação térmica muito maiores", explicam os pesquisadores.

Um setor em busca de inovação

Apesar das promessas dessa descoberta, o grafeno ainda deve demorar a chegar aos salões de beleza. Uma coisa é certa, a tendência atual é buscar soluções que respeitem os fios e o couro cabeludo. Prova disso é que, em dezembro passado, a L’Oréal anunciou a comercialização da gama "Botanea", sua primeira linha de tinturas veganas com ingredientes de origem vegetal.

Seja como for, o novo procedimento já ganhou as manchetes dos jornais e revistas destinados ao grande público, mostrando o quanto os consumidores são ávidos por soluções inovadoras nesse setor.