A Cosmogen, uma das empresas líderes da Europa em matéria de desenvolvimento e comercialização de embalagens, pincéis e aplicadores para cosméticos, associou-se à empresa Pylote, que criou uma tecnologia inovadora de proteção antimicrobiana.

A Cosmogen está lançando no mercado uma oferta de acessórios fabricados com...

A Cosmogen está lançando no mercado uma oferta de acessórios fabricados com materiais intrinsecamente antibacterianos

Fundada em 2009 por dois pesquisadores do CNRS, a Pylote desenvolveu um método ecológico de fabricação de microesferas minerais que podem ser integradas a um grande número de produtos de consumo, sem que seja necessário modificar o processo industrial de fabricação. As microesferas têm a particularidade de conferir propriedades específicas ao produto, entre as quais a capacidade de manter-se limpo e higienizado durante todo o tempo de utilização pelo consumidor.

As microesferas são obtidas graças a um método patenteado: pirólise pulverizada, tecnologia inovadora e exclusiva de fabricação ecológica em uma única etapa, sem uso de solvente orgânico e sem produção de resíduos. Várias vezes premiada (Oscar da Embalagem, Troféu de Soluções RSE, CPhI Pharma Award e Pharmapack Award), a tecnologia obteve a certificação COSMOS e cumpre todas as normas internacionais relativas a produtos cosméticos, farmacêuticos e alimentícios. Uma das principais vantagens das microesferas é o fato de não liberar nenhuma substância nas fórmulas dos produtos.

Depois de efetuar ensaios industriais extensivos e comprovar a eficácia desse novo processo com espumas, fibras de pincéis e espátulas de plástico, a Cosmogen está lançando no mercado uma inovadora oferta de acessórios mais higiênicos, seguros e ecológicos, fabricados com materiais intrinsecamente antibacterianos.

"A parceria com a Pylote atende a uma demanda importante por parte dos consumidores, que buscam produtos higiênicos e seguros para a saúde", explica Renaud Van den Berg, diretor-presidente da Cosmogen. Segundo ele, essa tecnologia oferece sobretudo uma solução "industrialmente realista, confiável e de alto valor agregado".

Os acessórios e aplicadores de produtos cosméticos estão, efetivamente, entre os que mais oferecem risco de contaminação microbiana durante o uso. Nociva para os usuários, a contaminação constitui uma fonte de preocupação para as indústrias do setor. A fim de oferecer uma solução a esse problema, a Cosmogen integrou as microesferas da Pylote às linhas de produção de vários acessórios e aplicadores (esponjas, pincéis, espátulas, etc.). Os testes comprovaram a eliminação completa da população microbiana presente nos acessórios.

"Fico muito feliz em ver que nossa tecnologia inovadora made in France oferece vantagens a todos os protagonistas da indústria de cosméticos. A associação de nossa expertise com a expertise da Cosmogen é um grande avanço no sentido de oferecer soluções com um impacto imediato em termos de segurança e conforto para os consumidores", ressalta Loïc Marchin, fundador da Pylote.

Os acessórios para cosméticos desenvolvidos pela Cosmogen com tecnologia da Pylote foram apresentados na semana passada durante o salão MakeUp in Paris.