As principais redes de lojas, diga-se de passagem, se recusaram a deixar que o comércio eletrônico ficasse com a melhor fatia dos negócios – por isso, no feriadão, lançaram ofertas atraentes que, com ajuda do clima ameno que fez nesse período, conseguiram tirar os clientes de casa.

Digital first? Duvido muito!

Estava declarada a guerra. A rede Walmart, gigante do varejo, publicou um catálogo de 32 páginas reunindo unicamente as marcas favoritas de seus clientes, como IPhone, Samsung, Xbox, Sony e Nintendo. Ao mesmo tempo, as lojas Target, para não perder terreno nas vendas de eletrônicos, ofereciam um vale-presente no valor de 250 dólares na compra de um smartphone. Como resposta, a Walmart imediatamente passou a oferecer um vale-presente de 300 dólares, além de frete grátis para qualquer cidade dos Estados Unidos. A isso se somavam diversos serviços ao consumidor, como estacionamento exclusivo, cafezinho e jogos para as crianças. Dos 164 milhões de americanos que formam a população de shoppers, 90% dos jovens das gerações Millennials e Z declararam abertamente que participariam dessa imensa Amazing Race.

Já se sabe que os resultados são animadores: o setor de varejo americano cresceu 4,1% no segundo trimestre [2].

NEW YORK TAKEOVER! @kyliecosmetics @topshop! Come see the pop up Nov.20th-Dec.20th ♥️

Une publication partagée par Kylie (@kyliejenner) le

A loja de departamentos Nordstrom optou por dar destaque ao setor de beleza e em particular aos produtos capilares de luxo. A título de exemplo, a Kylie Cosmetics, marca lançada por Kylie Jenner, abriu uma pop up store em Manhattan (608 Fifth avenue): entre 20 de novembro e 20 de dezembro, a loja apresenta suas paletas de sombras e highlighters, bem como as coleções lançadas pela marca para o Natal. A Kylie Cosmetics também abriu pop ups em Los Angeles, Miami, Chicago, Las Vegas, Houston e Atlanta.

Experiência, a alma do negócio

Os pontos de venda não medem esforços para atrair os consumidores. O evento mais esperado do mês de novembro foi a inauguração, pela Ulta, de um novo formato de loja em Manhattan (144 East 86 st street).

Já o Grupo Estée Lauder decidiu diversificar as propostas, abrindo sua primeira loja em Milão, além de uma flagship store em Covent Garden. Este novo espaço londrino é dedicado à Tom Ford, sua marca fetiche, que registrou um resultado recorde neste ano, com faturamento de quase um bilhão de dólares e crescimento superior a 50% nas vendas. Aliando beleza e tecnologia, a nova concept store oferece a possibilidade de testar ao vivo todas as novidades do grande criador, como a nova linha The Eyes of Tom Ford e a nova fragrância Fucking Fabulous, disponíveis nos espaços Color Room, Makeup Room e Fragrance Room – três universos que evidenciam toda a criatividade, irreverência e visão de um excepcional criador.