Condessa Mary von Faber-Castell, Presidente da Faber-Castell Cometics e membro do Conselho Executivo do Grupo Faber-Castell - Foto : © Faber-Castell

Quarenta anos após sua criação, a divisão de cosméticos da Faber-Castell representa 20% do faturamento total do Grupo [1].

As operações da divisão Faber-Castell Cosmetics, atualmente presidida pela condessa Mary von Faber-Castell, esposa do conde Anton-Wolfgang von Faber-Castell, que faleceu há dois anos, estão repartidas em três unidades de produção – duas na Alemanha (em Stein e em Geroldsgruen) e uma no Brasil (em São Carlos, no estado de São Paulo) – e contam com uma rede mundial de agências comerciais que atuam em 14 países.

40 anos de inovação

As origens do Grupo Faber-Castell remontam a 1761, quando o marceneiro Kaspar Faber criou uma manufatura de lápis de madeira. Seguindo os passos da matriz, a divisão de cosméticos mantém viva a tradição de inovação da empresa. "Nos últimos dois anos, desenvolvemos dois novos tipos de aplicadores. Um deles é o lápis de plástico MAGNETIC: por ter um diâmetro mais fino e oferecer a possibilidade de ser apontado, ele é a ferramenta perfeita para fórmulas de duração superlonga, podendo ser facilmente personalizado em toda a sua extensão. O segundo é o STYLER, nossa segunda geração de delineador líquido ultrafino: disponível com quatro pontas de feltro diferentes, ele proporciona um traçado incrivelmente profundo e saturado em um único movimento, quer a usuária deseje um traço negro profundo ou negro glacial", explica Mary von Faber-Castell.

Para comemorar seus 40 anos, a Faber-Castell Cosmetics apresentou, por ocasião do salão MakeUp in Paris, realizado nos dias 21 e 22 de junho, o estojo Countess’ Classics, que traz cinco lápis (um batom, um lip liner, uma sombra cremosa, um delineador e um lápis de sobrancelha) selecionados pela própria condessa. A empresa também aproveitou sua participação no salão para dar destaque às suas mais recentes soluções market-ready: delineadores khol de longa duração, pigmentos metálicos que revelam um brilho surpreendente no momento da aplicação, além de tonalidades de aspecto mate e aveludado, que hidratam os lábios para proporcionar mais conforto.

Uma fábrica na América do Norte?

Em 2013, a empresa construiu uma fábrica ultramoderna no Brasil, onde são produzidos lápis de madeira e lápis mecânicos destinados a mercados internacionais, bem como produtos líquidos para a América Latina. Agora, a Faber-Castell Cosmetics deseja ampliar ainda mais sua presença internacional, a fim de oferecer as melhores soluções para atender às exigências de seus clientes em termos de flexibilidade e rapidez.

"Para nós, o futuro não se traduz somente em termos de desenvolvimento de produtos e processos. Estamos trabalhando também em favor da diversificação e internacionalização da empresa. No cenário em constante evolução que caracteriza o universo mundial dos cosméticos, é indispensável dispor de estruturas leves e flexíveis e estar sempre próximo dos mercados, dos clientes e dos consumidores, acompanhando suas necessidades e as tendências do setor", explica Christina Zech, Managing Director da Faber-Castell Cosmetics.

Em resposta à questão do site Brazil Beauty News sobre a perspectiva de instalar uma unidade de produção na América do Norte, Mary von Faber-Castell limitou-se a declarar que a empresa está "prestes a divulgar um comunicado a esse respeito". Vamos ficar de olho!