Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Mercados e tendências

FCE Cosmetique, sob o signo do otimismo

A edição 2017 do principal evento profissional da indústria de perfumes e cosméticos no Brasil foi realizada no centro de exposições São Paulo Expo, de 23 a 25 de maio, paralelamente ao salão FCE Pharma. A mudança de local evidencia a firme intenção de dar novo impulso ao evento, num momento em que, apesar das turbulências políticas que vêm sacudindo o país, os indicadores econômicos parecem estar recobrando o vigor, tanto no Brasil como na maioria dos países da América Latina.

Em sua 21ª edição, o salão FCE Cosmetique fez uma opção clara pela renovação. Organizado uma vez por ano, esse evento dedicado ao setor de perfumes e cosméticos mudou de endereço, ocupando este ano um espaço mais moderno: o centro de exposições São Paulo Expo, situado na zona sul da capital econômica do Brasil. Outra novidade é que os organizadores decidiram estabelecer novas parcerias, por exemplo com o salão Suppliers Day, realizado de 2 a 3 de maio em Nova York, bem como com instituições científicas brasileiras, agências de estudos de mercado e tendências (como a Mintel) e, por fim, com a agência de design Centdegrés.

Em um cenário de incertezas apesar da visível melhoria no primeiro trimestre de 2017, que trouxe de volta o crescimento em todos os setores da economia, as empresas locais e internacionais da indústria de beleza parecem estar otimistas em relação ao futuro e à recuperação do mercado em um prazo relativamente curto. Fornecedores de ingredientes e matérias-primas, fabricantes de perfumes, fornecedores de embalagens e empresas de terceirização de cosméticos receberam o público em um espaço acolhedor e moderno, propício à construção do futuro da indústria.

Paolo Marchesi, diretor de Desenvolvimento para a América do Sul e América do Norte da Chromavis Fareva, parceira das principais empresas brasileiras de cosméticos para a fabricação de maquiagem, constatou "uma energia muito positiva e um avanço no andamento dos projetos, principalmente nos segmentos de batons e pós".

Helder Martins Canotilho, diretor de Vendas do Grupo Colep, que presta serviços de terceirização de embalagem e formulação de cosméticos líquidos e aerossóis, teve a mesma impressão. A empresa, afiliada ao Grupo RAR, originário de Portugal, tem três fábricas no Brasil – país que responde por 20% do faturamento da companhia – e uma ampla carteira de clientes nacionais e internacionais (Nivea, Johnson & Johnson, Unilever, Henkel, Natura, Coty, etc.).

Os magníficos estandes da Firmenich, da IFF e da Mane, principais casas de fragrâncias, registraram grande afluência de público. O mesmo aconteceu no estande da jovem empresa brasileira Vollmens, que decidiu dar destaque a três ingredientes atualmente em alta no Brasil – mimosa, patchouli e baunilha –, conduzindo os visitantes por um roteiro de descobertas e criações olfativas. "Continuamos trabalhando para perfumes de grandes marcas bem como para jovens marcas brasileiras, que são cada vez mais numerosas", garante Natalia Mendes, diretora de Marketing da Vollmens.

Por fim, para ilustrar esse estado de espírito positivo, a agência Centdegrés apresentou, em colaboração com diversos parceiros (Firmenich e Wheaton, entre outros), um espaço de descoberta olfativa que recebeu o nome de Sinta o Otimismo. Ao longo do roteiro criado pela agência, o visitante descobria as sensações olfativas mais frequentemente associadas ao sentimento de felicidade. Para fechar a experiência com chave de ouro, o visitante ganhava um perfume especialmente criado a partir do conceito de otimismo.

K.M.
(Tradução: Maria Marques)


Portfólio

© 2017 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
Recorde de público marca edição 2017 da FCE Cosmetique e FCE Pharma

Recorde de público marca edição 2017 da FCE Cosmetique e FCE Pharma

As feiras FCE Cosmetique e FCE Pharma, que aconteceram entre os dias 23 e 25 de maio de 2017, receberam 15.400 visitantes e registrou um crescimento de 9%, em comparação com o ano anterior. Na cerimônia de abertura, Geraldo Alckmin, o Governador do Estado de São Paulo, destacou os esforços do Governo para o desenvolvimento das (...)

+ informações
Palavra de especialista
Perfumes: 100 anos de Chipres

Alessandra Tucci
Perfumes: 100 anos de Chipres

O Chypre de Coty, de 1917, teve um papel tão original e importante na perfumaria que inaugurou uma nova família olfativa, abriu um novo estilo de perfumes que faz sucesso até hoje. François Coty era um visionário e se inspirava pelos lugares por onde viajava para criar os seus perfumes. A ilha de Chipre foi um desses casos de amor com (...)

+ informações

Seções