Fundada em 1996, a Fina Flor, que desenvolve produtos para cuidados com cabelo e corpo, está presente em todos os Estados brasileiros, sendo Minas Gerais e as regiões Norte e Nordeste os principais polos de atuação.

O novo conceito criado para representar o posicionamento da marca é "Fina Flor - Beleza que é a cara do Brasil". A 2DA desenvolveu um trabalho de Inteligência Competitiva que ajudou a Fina Flor a conhecer mais profundamente o seu mercado, seu público e seus concorrentes. Com base nessa análise, foi feita uma estratégia de marca que direcionou toda a mudança: linhas de produtos, lançamentos, embalagens e um novo posicionamento no mercado.

Essas mudanças levaram a empresa a sair da posição de follower para trazer inovações para o segmento”, explica a 2DA. A estratégia criada apontou um novo caminho: uma marca forte que converse diretamente com as consumidoras finais, invertendo a cadeia de comercialização. O resultado foi surpreendente: a Fina Flor integra à sua essência a missão de revelar as riquezas do Brasil real.

Nosso país tem belezas de sobra: nas festas culturais, nos ritmos, na alegria do povo, na natureza e, principalmente, na beleza da mulher. Desse modo, passamos a ter uma ideologia geradora de diferencial competitivo. Para completar o serviço de rebranding, todos os produtos de cuidados com cabelos e corpo foram recriados e também foram lançadas novas linhas, repletas de grande brasilidade e inovação”, destaca Jacqueline Freitas, diretora da Fina Flor.

Nova logo

Para criar ainda mais proximidade com o público-alvo, o logotipo da Fina Flor foi redesenhado para trazer uma nova proximidade do gestual, do escrito à mão, combinando a delicadeza da caligrafia e a energia do grafite.

O resultado é um traço feminino forte e marcante, que transmite a ideia de uma marca mais próxima, humana e pessoal. A nova logo possui uma linguagem acessível e multicultural, realmente brasileira”, comenta Daniel Guimarães, o diretor da 2DA Branding & Design. "Em nossas pesquisas percebemos que, mais do que princípios ativos e tecnologia, as mulheres estão em busca de produtos que sejam pensados para valorizar e dar mais beleza ao que elas já são e já têm. A mulher quer produtos que tenham a sua cara e que conversem com ela de uma forma simples e próxima, como ela é. Esse é o propósito do novo posicionamento, que tem como objetivo estreitar os laços entre a Fina Flor e as clientes".

Investimentos

Para o diretor-comercial da Fina Flor, Carlos Magno Freitas, a consolidação da nova identidade, aliada aos investimentos em exportações, deve contribuir para aumentar em 100% o faturamento da empresa até o ano de 2018. "Esperamos crescer 30% neste ano em relação a 2015", ressalta.

Dando sequência ao projeto da nova identidade, a Fina Flor está fazendo um grande investimento em novas linhas de produtos. Até 2017, serão aplicados cerca de R$ 1 milhão em pesquisas, novas tecnologias e tendências de comportamento das consumidoras. Está sendo finalizado o lançamento da linha de Cachos e de Hidratação à base de óleo de coco.