Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Embalagem e design

Geka: a estratégia "TGV"

Há pouco mais de oito meses, o Grupo alemão Geka incorporou a Oeka, empresa também alemã. A operação trouxe vantagens para ambas as partes: a Oeka, especializada, entre outros, na fabricação de rímel, lipgloss e tubos para batom, ganhou novas perspectivas para o futuro; a Geka, por sua vez, consolidou seu posicionamento como fabricante de escovas, aplicadores e sistemas de embalagem completos para a indústria mundial de cosméticos, assim como para um setor em que a empresa está se lançando agora: o de produtos farmacêuticos. Os resultados são animadores: em 2015, o Grupo registrou aumento de quase 10% no faturamento em relação ao exercício anterior. Confira a seguir a entrevista com Amaury de Menthière, presidente da Geka, que resume as decisões estratégicas da empresa em três letras: TGV – "T" de Transversalidade, "G" de Globalização e "V" de Verticalidade.

Amaury de Menthière, presidente da Geka

Amaury de Menthière, presidente da Geka

Premium Beauty News - Satisfeito com 2015 e otimista para 2016?

Amaury de Menthière - Perfeitamente! Após a aquisição das operações da empresa Oeka, estamos numa fase importante de consolidação, como vocês podem imaginar. Entre as decisões mais importantes, a fábrica de Bamberg não somente continuará funcionando, como também decidimos transferir para lá todas as operações de lacagem e metalização, que antes eram executadas em Korbussen, no leste da Alemanha. Com a transferência, pretendemos duplicar a capacidade dessas linhas. Para dar respaldo aos projetos de crescimento, a empresa planeja investimentos industriais consideráveis.

Sem esquecer que 2015 foi também o ano em que tiveram início as operações da nossa unidade de produção no Brasil, onde fabricamos os recipientes para rímel, que depois são decorados por nós. Quanto à produção de escovas, continua sendo feita na Alemanha. Em 2016, queremos aumentar a capacidade de produção da fábrica brasileira.

Premium Beauty News - O senhor vem dando destaque à diversificação do Grupo, que agora atende também ao setor de saúde. Trata-se de uma oportunidade estratégica?

Amaury de Menthière - Sim, efetivamente, nossa motivação é estratégica. Mas, olhando bem, não estamos nos distanciando do know-how inicial da Geka ou da Oeka, pois ambas já vinham investindo nessa direção. A empresa conta agora com uma divisão Healthcare que vai desenvolver aplicadores específicos para o setor de saúde e estamos apostando no seu sucesso. Um primeiro passo já foi dado: acabamos de firmar uma série de acordos com empresas parceiras, como a Rommelag e a Neopac.

Premium Beauty News - E o que é exatamente a estratégia que a empresa vem chamando de "TGV"?

Amaury de Menthière - Nosso setor de atividades está em constante evolução. Precisamos agir rápido, por isso adotamos a sigla TGV, que remete à imagem do trem-bala na Europa (Trem de Grande Velocidade). No âmbito da empresa, o "T" significa Transversalidade, ou seja, o fato de atuarmos tanto no setor de beleza como no de saúde e de acessórios. O "G" representa a Globalização, muito bem ilustrada com a presença comercial da empresa em todos os continentes e suas implantações industriais no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa. Por fim, o "V" significa Verticalidade, ou seja, a determinação de operar toda a cadeia de produção. O rímel é um bom exemplo: fabricamos integralmente o produto, desde o tubo até a fibra com que são produzidas as escovas, passando pelo envase e até a criação de nossas próprias fórmulas, se for o caso. Vale ressaltar que, nos Estados Unidos, acabamos de aumentar a capacidade de produção das máquinas de injeção e injeção-sopro, além de termos reforçado as equipes comerciais, em particular com a abertura de um escritório na costa Oeste do país. Para completar, inauguramos recentemente dois escritórios na Ásia, mais exatamente na China – um em Xangai e o outro em Hong Kong.

Jean-Yves Bourgeois

Tradução: Maria Marques


© 2016 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
Centdegrés desenhou o novo conceito de loja da L'Occitane au Brésil

Centdegrés desenhou o novo conceito de loja da L’Occitane au Brésil

Varanda com piso frio e interior de madeira, plantas, uma grande mesa central, pergola iluminada, jardim, portas abertas, cores, cheiros, armários e comodas. Entrar na L’Occitane au Brésil é como entrar em uma aconchegante casa brasileira para se reunir entre amigos. Um lugar alegre e acolhedor, delicado e luminoso, singular e plural, (...)

+ informações
Palavra de especialista
Tendências para embalagens: Madeira sem fronteiras

Quadpack
Tendências para embalagens: Madeira sem fronteiras

Nenhum material de embalagem cativa tanto os sentidos quanto a madeira. Quem resiste à tentação de tocar, sentir o aroma e admirar a magnífica textura dessa verdadeira dádiva da natureza? Nesta série de murais de inspiração, os designers da Quadpack apresentam ideias e mostram as tendências predominantes para o uso desse material natural, (...)

+ informações

Seções