Sandrine Sommer, Guerlain

Premium Beauty News – Em 2007, luxo e desenvolvimento sustentável raramente andavam juntos. Como nasceu essa iniciativa?

Sandrine Sommer – Ela é fruto da determinação pessoal de Laurent Boillot, que lançou o projeto logo que assumiu as rédeas da Maison Guerlain. Portanto, o compromisso com a sustentabilidade tem raízes, primeiramente, na convicção individual de um dirigente. Mais do que isso, porém, o desenvolvimento sustentável precisava se tornar parte integrante da estratégia da Guerlain para que pudéssemos expandir, transmitir e preservar o patrimônio da empresa.

Premium Beauty News – O compromisso assumido pela Guerlain é global e abrange diversos segmentos, como proteção das abelhas (símbolo da Maison), preservação da biodiversidade e do clima, concepção ecológica, responsabilidade social, etc. Vários projetos já se tornaram realidade, como o novo pack Orchidée Impériale, cujo peso foi reduzido em 60%. Nesses dez anos, quais foram os maiores motivos de satisfação?

Sandrine Sommer – Em primeiro lugar, a mobilização e a participação dentro da empresa. Desde o início, implementamos um modo de organização eficaz e colaborativo, com um comitê de coordenação formado por 18 pessoas. Todas as diretorias da Maison estão representadas. Para que o desenvolvimento sustentável fosse um projeto bem implantado em toda a empresa, que contasse com o respaldo de uma sólida gestão da mudança e tivesse nos colaboradores seus melhores embaixadores, para mim era essencial que todos os setores participassem e que tivéssemos um representante de cada departamento.
Outro motivo de grande orgulho – e que ilustra bem o nosso compromisso – foi resgatar a tradição dos frascos Abelha, que podem ser usados indefinidamente, graças às fontes de perfumes da marca. A visão da Guerlain como perfumista é, a meu ver, um modelo de luxo sustentável, e a empresa tem projetos ambiciosos para desenvolver esse modelo progressivamente.

Premium Beauty News – Quais são os objetivos definidos pela marca para 2020?

Sandrine Sommer – Vários projetos estão em andamento, mas podemos resumi-los em quatro grandes desafios: Primeiramente, a preservação da biodiversidade. Nessa área, já implementamos cadeias de abastecimento sustentáveis para as principais matérias-primas da Guerlain. Desenvolvemos também um trabalho considerável em favor da proteção das abelhas, em particular em Ouessant, na França, e temos em vista projetos de alcance mundial. O segundo desafio, a concepção ecológica, é provavelmente um dos mais complexos. A ideia é manter o altíssimo nível dos produtos que oferecemos (ou aprimorá-los ainda mais!), sem que isso tenha um impacto negativo sobre os recursos do planeta. Até 2020, queremos que todos os novos produtos da Guerlain sigam os princípios de concepção ecológica. Em seguida, temos o desafio do clima. Nosso objetivo é reduzir as emissões de CO2 pela metade em relação ao nível de 2007 – por exemplo, priorizando o transporte marítimo. Por fim, em relação à solidariedade, um tema muito importante para nós, damos apoio a uma associação internacional que atua para melhorar a autoestima de mulheres: a Belle et Bien. Essa associação, mundialmente conhecida como Look Good Feel Better (e que no Brasil se chama "De Bem com Você"), organiza oficinas de beleza gratuitas em hospitais para mulheres que estejam em tratamento contra o câncer. Até 2020, gostaríamos de levar apoio a essa entidade em todos os países nos quais a Guerlain está presente.

Premium Beauty News – Como foi feita a transição com os fornecedores?

Sandrine Sommer – Juntamente com o setor de Perfumes e Cosméticos do Grupo LVMH, desenvolvemos um Guia de Compras Responsáveis, que define um certo número de linhas diretrizes a seguir a fim de melhorar nossos procedimentos. O Guia, elaborado em colaboração com fornecedores que atuaram como pilotos, constitui a base do trabalho para que possamos avançar juntos.

Premium Beauty News – Como criar correspondências entre as noções de proteção do planeta e luxo?

Sandrine Sommer – As duas noções não são incompatíveis. O universo do luxo e o desenvolvimento sustentável têm elementos em comum, inclusive elementos naturais que têm a mesma essência – por exemplo a questão do tempo prolongado, da seleção de matérias-primas raras e preciosas que devem ser protegidas, de um saber que precisa ser transmitido.

Em compensação, às vezes é difícil incorporar essas ideias à nossa comunicação. Estamos cientes de que nossa atuação não é exemplar. Mas nenhuma empresa é exemplar. Todo dia inovamos nessa área. Muitas empresas do setor de luxo trabalham há vários anos com esse tema, mas não chegam a divulgar o trabalho. A Guerlain só encampou esse debate agora, mas optou por manter uma postura humilde e sincera. Trata-se de um processo de melhoria contínua, uma construção passo a passo que em nada afeta a qualidade e o prestígio associado às marcas de luxo.

A visão ecológica do desenvolvimento sustentável ficou para trás. O que precisamos agora é valorizar inovações que sejam belas e sustentáveis, a fim de conciliar as duas noções. Esse é o cerne da questão.

Premium Beauty News – O público da Guerlain está pronto para ouvir esses argumentos?

Sandrine Sommer – O público do setor de luxo está cada vez mais receptivo a esse tipo de questão. Para os nossos clientes, o raciocínio é perfeitamente claro: o simples fato de sermos uma marca de luxo pressupõe que façamos as coisas direito. Cabe a nós dar um passo adiante e nos antecipar às questões e aos anseios dos clientes. A título de exemplo, há muito tempo compartilhamos com o público informações sobre as matérias-primas raras e naturais que entram na composição dos produtos Guerlain. Agora é hora de ampliar o conteúdo que divulgamos, ressaltando nosso compromisso em favor da proteção da biodiversidade presente nesses ecossistemas raros.

Como empresa, temos também a função de orientação e de formação. É nosso dever conscientizar os clientes.

Premium Beauty News – Como será a comunicação da Guerlain sobre esse tema?

Sandrine Sommer – Todos os anos, organizamos na Guerlain da avenida Champs-Élysées dois eventos que dão destaque a personalidades com atuação importante no campo do desenvolvimento sustentável. Essas pessoas, que dia após dia transformam em ações concretas seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, são convidadas a compartilhar experiências com um público interessado no assunto, com profissionais de diversas empresas que – como eu – são encarregados de desenvolvimento sustentável, ou que atuam em diferentes setores ou em associações, além de todas as pessoas ou empresas com as quais lidamos em um momento ou outro de nossas atividades. É uma forma diferente de divulgar nosso compromisso, mas temos plena confiança no poder da polinização de ideias e na força das redes mobilizadas.