IBD, maior certificadora brasileira, e a Europeia Natrue firmaram acordo que vai impulsionar o mercado de cosméticos orgânicos e naturais.

A parceria será de suma importância para quebrar as barreiras comerciais para esses produtos existentes atualmente entre Brasil e Europa, reduzirá a burocracia e criará novas oportunidades de negócios.

Com o acordo, todos os produtos cosméticos naturais e orgânicos (matérias-primas, fórmulas e produtos acabados) certificados para o selo Natrue poderão receber automaticamente o selo do IBD no mercado brasileiro. Foi aprovado também o uso do selo Natrue para produtos certificados pelo IBD no mercado internacional, bastando apenas que os clientes da certificadora brasileira se adaptem à norma IBD versão 4, alinhada com a da parceira Europeia.

"É um marco no reconhecimento internacional do autêntico produto cosmético natural e orgânico, reduzindo barreiras ao comércio internacional para o Brasil que pode agora exportar nos níveis Natrue 1 (natural), 2 (com a porção orgânica) e 3 (orgânica) a países terceiros", explica Alexandre Harkaly, diretor-executivo do IBD diz.