A cena poderia ter saído de um filme futurista: uma mulher tira de sua nécessaire uma pequena lata de aerossol. Ela aplica o spray colorido sobre suas unhas, vai até a torneira, lava as mãos e pronto – unhas feitas. A Aspa Cosméticos, marca grega que está presente no Brasil desde a década de 1950, visualizou este futuro há quase 40 anos.

Linhas de esmalte em spray da Aspa Cosméticos

Líder no segmento de sprays no país, a empresa criou, em 1977, seu primeiro esmalte em spray. O produto foi rejeitado, por não ser considerado prático na época. Em 1983, ela decidiu relançá-lo, mais uma vez sem sucesso. “A Aspa tem poder de desenvolvimento, criação e visão, mas às vezes lança produtos antes do seu tempo, que não são compreendidos pelo mercado”, diz o diretor da empresa, Demetre Giokaris.

Mas ao que tudo indica, esta é a hora e a vez do esmalte em spray. As recém-lançadas linhas ‘Spray-on’ e ‘Mais Cor, Meu Amor’ trazem nove variedades do produto. Para aplicá-lo, é necessário o uso de uma base, que também deve ser utilizada como cobertura. O excesso pode ser removido com água e sabão, esponja ou lenço umedecido. Ao contrário dos esmaltes convencionais, uma demão é suficiente e a secagem é rápida.

A nova tecnologia empolgou as brasileiras, já acostumadas com a grande quantidade de lançamentos no segmento de cuidados para as unhas. Desde 2011, os esmaltes lideram o ranking brasileiro de Desenvolvimento de Novos Produtos na divisão de maquiagem, respondendo por quase 60% do total, segundo a Mintel. Só em 2015, eles movimentaram mais de R$ 600 milhões, com cinco milhões de unidades vendidas, de acordo com o Euromonitor. O resultado colocou o país em segundo lugar na lista dos maiores mercados mundiais, atrás apenas dos EUA.

Mas para inovar nesse setor, é necessário ir além das cores e texturas. “Os fabricantes estão trabalhando sempre em cores semelhantes, com pequenas variações e nomes diferentes. Creio que não querem deixar a zona de conforto. Muitas novidades podem ser lançadas, mas tudo tem seu custo e risco”, afirma Giokaris.

A fabricante paulistana de perfumes e cosméticos, Luxor Cosmetic, enxerga a relação risco-recompensa de forma semelhante. A marca apresentou recentemente a fita líquida ‘Vapt Vupt’, que facilita a remoção do excesso de esmalte. Aplicada ao redor das unhas antes da esmaltação, ela forma uma fina película, evitando que o esmalte entre em contato direto com a pele. Depois, basta puxá-la lentamente, com a ajuda de uma pinça ou palito, dispensando o removedor para a limpeza de cantos e borrões.

Procuramos trazer ao mercado produtos que agregam à rotina da mulher brasileira”, conta Jan de Oliveira Marques, diretora comercial da Luxor. Artigos semelhantes também já são comercializados por outras empresas nacionais, como Hits Speciallità, SR Unhas e Pérola.

Quem também resolveu apostar em cuidados para as unhas foi a Eudora. Fundado em 2011, o braço do Grupo Boticário lançou só agora sua primeira linha de esmaltes, a ‘Absoluto 10 em 1’. A estratégia da Eudora para entrar nesta categoria tão competitiva foi desenvolver esmaltes que, além de prometerem dez benefícios – como máxima cor, longa duração e vitamina E –, fazem um par perfeito com as cores dos batons da linha Lip Deluxe. “É uma tendência internacional”, garante Daniel Knopfholz, diretor geral da Eudora.