Amanda Omodei, coordenadora de marketing técnico da Focus Química

Os produtos de cuidados com a pele que combinam atributos cosméticos e funcionais devem conquistar ainda mais consumidores em todo o mundo. A tendência é que esses produtos deixem de ser restritos às classes mais altas e cheguem às massas, como afirmou a consultora britânica de marketing Imogen Matthews durante conferência internacional realizada pela BRB Silicones este ano.

Apesar de terem sido inicialmente desenvolvidos para o segmento de skin care, hoje já existem multifuncionais para as mais variadas categorias, incluindo corpo, unhas e cabelo, que podem agregar até 15 funções em um só produto.

Segundo a mais recente pesquisa da agência internacional de análise de mercado Canadean (ex-Datamonitor Consumer), a maior vantagem desses cosméticos é a praticidade de usar um produto só, apontada por 41% dos entrevistados. O custo-benefício vem em segundo lugar, com 22% de adeptos, enquanto a economia de tempo foi citada por 17%. Maior eficácia é o fator decisivo para 14% dos entrevistados, enquanto 6% apontaram que os multifuncionais poupam espaço.

Amanda Omodei, coordenadora de marketing técnico da importadora e distribuidora de matérias-primas para cosméticos Focus Química, afirma que a tendência é que este mercado cresça ainda mais. “Os multifuncionais foram bem recebidos pelos consumidores como uma forma de oferecer mais praticidade nos cuidados diários, unindo num mesmo produto diversos benefícios e promovendo resultados melhores do que quando utilizados isoladamente”.

A evolução dos chamados “cremes do alfabeto” ilustra esse avanço. Na última década, o mercado brasileiro acompanhou a popularização dos BB creams, que reúnem as funções de base, hidratante e protetor solar. Desde então, o portfólio cresceu e hoje inclui os CC creams, que reúnem ativos clareadores aos benefícios dos BB creams; os DD creams, que prometem defesa diária ao agregar BB e CC à ação anti-idade; e os EE creams, que atuam em manchas escuras e marcas do sol, atenuam os poros e oferecem proteção solar. Vale lembrar que algumas empresas já se aventuraram em outras letras do alfabeto e os lançamentos não devem parar por aí.

DD Cream da Julep

O aperfeiçoamento dos produtos traz uma demanda maior à indústria de ingredientes. Omodei destaca o DUB DIS (Diisopropyl Sebacate) e o DUB DIPA (Diisopropyl Adipate), ambos produzidos pela empresa francesa Stéarinerie Dubois, como exemplos de dispersantes de filtros solares usados em multifuncionais. “A combinação destas matérias-primas permite a elaboração de fórmulas que suavizam as imperfeições da face, enquanto preparam a pele para a maquiagem”, afirma ela.

Já o ativo Perfection Peptide P7, da empresa suíça Mibelle Biochemistry, combate os radicais livres e estimula a autodefesa da pele contra mecanismos de estresse oxidativo, que podem causar rugas. “É uma excelente opção para o desenvolvimento de DD creams”. A linha de pigmentos microencapsulados da israelense Tagra permite que a liberação da cor ocorra somente com a fricção sobre a pele, sem interferir na coloração original do produto. “É uma boa oportunidade de diferenciação em produtos multifuncionais para atrair o consumidor final, a exemplo do Nude Magique BB Cream, da L’Oréal”.

No segmento de hair care, a empresa holandesa BRB Silicones desenvolveu a microemulsão BRB 5446, um agente condicionante para aplicação em diferentes tipos de produtos para os cabelos. “O ingrediente é especialmente adequado para formulações transparentes que oferecem fácil desembaraço, secagem rápida, proteção contra o calor, força e elasticidade com efeito duradouro, potente ação reparadora aos cabelos danificados, brilho e efeito anti-frizz”, conclui Omodei.