Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Emmanuelle Bassmann

Lavar os cabelos: desfiando as novas tendências

Lavar os cabelos com shampoo é o ponto de partida de qualquer ritual de cuidado dos cabelos. Constantemente expostos a opiniões contrárias sobre a frequência com que os cabelos devem ser lavados, os consumidores são bombardeados por propagandas de marcas concorrentes, que geralmente misturam ideias diferentes sobre a melhor rotina para deixar as madeixas limpas.

Clique na imagem para ampliá-la

Clique na imagem para ampliá-la

A In-Trend Ltd., maior agência de estudo de tendências do setor de beleza, identificou dez novas categorias de produtos capilares que estão conquistando um espaço cada vez maior no mercado. Conheça o que algumas delas prometem fazer pelos fios.

1. Pré-shampoo

Os tratamentos capilares para aplicação antes do shampoo estão ganhando terreno. Da mesma maneira que, antes do uso do secador, os fios necessitam de proteção contra o calor, os cabelos quimicamente tratados ou danificados precisam de um "escudo" apropriado antes da lavagem. Dependendo do tipo de cabelo, os pré-shampoos podem ajudar a tratar um couro cabeludo ressecado ou raízes oleosas demais, ou ainda proteger a coloração dos fios.

Um dos primeiros pré-shampoos lançados no mercado foi o Elasticizer, da PHILIP KINGSLEY, hoje considerado um produto culto. Além de oferecer um tratamento hidratante intensivo que proporciona elasticidade, movimento e brilho, protegendo os fios contra os raios UV mesmo após a lavagem, ele ajuda a preservá-los do calor de secadores e outros aparelhos.

Lançado mais recentemente, o Timeless Pre-Shampoo Treatment, da LIVING PROOF, foi formulado com a tecnologia colour seal, que cria uma película de isolação em torno dos fios, antes mesmo que a usuária entre no chuveiro.

Os consumidores também têm visto chegar ao mercado pré-shampoos com propriedades modeladoras, que facilitam a rotina do penteado. O FrizzEase 10 Days Tamer, da JOHN FRIEDA, é um tratamento pré-lavagem que proporciona maleabilidade e versatilidade aos cabelos durante dez dias, com uma única aplicação e sem uso de calor.

2. Hair Wash

Cada vez mais, os produtos que habitualmente designamos como shampoo e condicionador têm ganhando nova identidade: Hair Wash e Hair Cleansing Treatment.

Comercializado pela rede Sephora, o Hair Wash Light, da LAVETT & CHIN, limpa com suavidade, condicionando os cabelos e o couro cabeludo sem ressecar os fios, pois sua ação equilibra a oleosidade natural dos cabelos.

O Renew, lançado pela ACTIIV HAIR SCIENCE, é um produto altamente concentrado que restaura cabelos danificados pelo calor e cabelos tingidos, restabelecendo os elementos nutritivos essenciais aos fios e ao couro cabeludo.

3. Hair Rinse

Da mesma forma que o termo Hair Wash vem ganhando espaço entre os produtos para lavar os cabelos, o termo Hair Rinse vem aos poucos conquistando espaço nas prateleiras dos condicionadores e finalizadores.

O Neon Sugar Rincer, da PAUL MITCHELL, deixa os cabelos suaves, relaxados e hidratados, conferindo aos fios uma dose cotidiana de brilho. Deve ser enxaguado com água, como um condicionador tradicional.

O mercado oferece também soluções sem enxágue. Aplicados antes de pentear, esses produtos destroem e eliminam as impurezas, dando brilho e luminosidade aos cabelos.

O Volcanic Water - Final Rinse, da LAVACQUA, é um leave-in à base de água, sem enxágue, que utiliza as propriedades de minerais presentes na água de regiões vulcânicas da Itália. Além disso, combate os danos causados aos cabelos pelo uso diário de água da rede pública, dissolvendo suas impurezas.

O Lumicia Enhancing Shine Rinse, da RENE FURTERER, neutraliza os efeitos da água excessivamente calcária e sela as cutículas dos cabelos, tornando-os mais fáceis de desembaraçar e conferindo brilho excepcional.

4. Reverse shampoo

O uso de condicionadores ou finalizadores pode deixar os cabelos pesados e sem volume. A técnica de Reverse Shampoo é recomendada para pessoas que têm cabelos finos, pois ajuda a encorpar os fios. O conceito baseia-se na ideia de que, quando os cabelos são enxaguados, o condicionador nunca é totalmente retirado. São esses resíduos que deixam os cabelos pesados, sem volume e sem movimento.

Dizem que o método também faz maravilhas pelos cabelos frágeis, visto que as pontas são hidratadas – e não danificadas – pelo shampoo. Para quem tem os cabelos finos e deseja assimilar os benefícios de um condicionador rico em nutrientes, essa é a melhor maneira de lavá-los.

O fato de inverter a ordem dos produtos permite tirar proveito tanto do poder hidratante do condicionador como das propriedades de higienização do shampoo, evitando que os resíduos permaneçam nos fios. O método é simples: basta molhar os cabelos, aplicar o condicionador, deixar agir durante cinco minutos e em seguida lavar com shampoo e enxaguar.

O Résistance Soin Premier, da KÉRASTASE, foi o primeiro condicionador reverse revitalizante, desenvolvido para proteger e restaurar cabelos extremamente danificados ou desgastados por tratamentos sucessivos, evitando deixá-los com aspecto pesado.

O Beauty-Full Volume Reverse Wash and Care System, da TRESemmé, promete um efeito finalizador, conferindo volume, suavidade e leveza aos fios. A rotina é feita em duas etapas: Primeiramente, o Pre-wash Conditioner prepara os cabelos, conferindo maleabilidade e volume antes mesmo da aplicação do shampoo. O produto adere à cutícula, a fim de proteger os fios durante a lavagem, deixando os cabelos lisos e brilhantes. Na segunda etapa, o shampoo retira o peso dos cabelos.

Emmanuelle Bassmann
(Tradução: Maria Marques)

Portfólio

© 2016 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

Sobre Emmanuelle Bassmann

Emmanuelle Bassmann é uma das maiores especialistas na análise de tendências do setor de beleza na Europa, América do Norte e América do Sul. Com escritório em Londres, Emmanuelle Bassmann teve a oportunidade de entrevistar, ao longo de sua carreira, um grande número de especialistas da área, em diversas regiões do mundo. Um de seus principais diferenciais é descobrir novas possibilidades de mercado para clientes globais, como L’Oréal, Henkel, Chanel, Coty, LVMH, Merck, Bioderma e Unilever.

In-Trend Ltd.

A agência In-Trend atua exclusivamente em mercados relacionados ao setor de beleza: cuidados do rosto e do corpo, maquiagem, tratamentos capilares, medicina estética e higiene bucal.
1- A In-Trend oferece seus serviços há mais de dez anos.
2- A In-Trend identificou inúmeras tendências com comprovado valor agregado, oferecendo a grandes nomes do setor de beleza informações primordiais para o processo de tomada de decisão.

www.in-trend-ltd.com

Foco
Centdegrés desenhou o novo conceito de loja da L'Occitane au Brésil

Centdegrés desenhou o novo conceito de loja da L’Occitane au Brésil

Varanda com piso frio e interior de madeira, plantas, uma grande mesa central, pergola iluminada, jardim, portas abertas, cores, cheiros, armários e comodas. Entrar na L’Occitane au Brésil é como entrar em uma aconchegante casa brasileira para se reunir entre amigos. Um lugar alegre e acolhedor, delicado e luminoso, singular e plural, (...)

+ informações
Palavra de especialista
WOW MOM, o kit de sobrevivência de beleza para mães atarefadas

Lipotec
WOW MOM, o kit de sobrevivência de beleza para mães atarefadas

Há dois anos, a Lubrizol se propôs a oferecer uma assistência mais abrangente aos seus clientes, capacitando-os com produtos e serviços que lhes permitiriam acelerar e aprimorar sua criatividade. Fiel a sua premissa, a empresa desenvolve novos conceitos de marketing apoiados pela longa experiência em tecnologias de polímeros, ciência (...)

+ informações

Seções