Recentemente, o WhatsApp lançou o WhatsApp Business, versão corporativa do aplicativo. A novidade deve se tornar bastante popular entre os comerciantes, que já utilizam o mensageiro como uma ferramenta para ampliar as vendas. De acordo, com uma pesquisa feita com lojistas, pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDLESP), 58% dos comerciantes paulistas utilizam o WhatsApp para divulgar seus produtos.

A pesquisa mostrou ainda que os pequenos empresários estão se adequando à nova ferramenta - 81% dos entrevistados fazem um cadastro dos clientes no próprio estabelecimento comercial e 54% cadastram o número de WhatsApp para um contato posterior. De acordo com o diretor jurídico da Federação, Alexandre Damásio Coelho, a tendência é que o WhatsApp Business seja um sucesso entre os pequenos negócios. "A chegada da ferramenta WhatsApp Business e suas funcionalidades diferentes da convencional, podem trazer ao pequeno varejista um meio tecnológico mais parecido com o balcão, transferir ao aplicativo a ’afetividade’ de bate papo deve ser a nova revolução para os pequenos negócios. Agregar ao telefone o carisma do varejista é a meta", ressalta.

Para o empresário Marcelo Dória, que possui 13 lojas na zona leste da capital paulista, o WhatsApp deve ser tratado como uma ferramenta inteligente. “O cliente não quer receber mensagens que não sejam do perfil dele. Por isso é importante estabelecer uma relação direta e oferecer muito além de produtos. Em nossas lojas utilizamos o aplicativo para convidar o cliente para participar de um café da manhã para conhecer a nova coleção, enviamos notícias de saúde e bem-estar, com o objetivo de mostrar que ele é importante”, explica.

Segundo dados da Anatel, o Brasil possui 239,1 milhões de celulares. O WhatsApp divulgou recentemente, que há 120 milhões de usuários do WhatsApp no País. Ainda de acordo com o aplicativo, cerca de 80% das empresas brasileiras usam o mensageiro para se comunicar com seus clientes e em cinco dias houve mais de 500 mil downloads da versão business do aplicativo.