Após dois anos seguidos de queda, o setor Brasileiro de higiene, perfumaria e cosméticos voltou a crescer em 2017. A receita, descontados impostos e inflação, cresceu 2,77% segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).

Para o ano de 2018, o mercado brasileiro de produtos de beleza projeta um crescimento nominal de 8% no faturamento, segundo a ABIHPEC. A queda da taxa básica de juros (Selic), a melhora nas condições de crédito e a redução da inflação estão influenciando positivamente a disponibilidade de renda da população e o consequente consumo de produtos e serviços do setor. Além disso, a previsão é de que o faturamento equivalha ao triplo do resultado do Produto Interno Bruto (PIB) que, segundo a mais recente projeção do Banco Central, será de 2,7% neste ano.

Dentro deste contexto positivo, muitas empresas participantes na Estética in SP, que acontecerá entre os dias 7 e 9 de abril, no Palácio de Convenções Anhembi, registram muitos sucessos. Entre elas, a Tonederm se destaca por durante 50 anos ser especializada na fabricação de equipamentos voltados para a estética com tecnologia 100% nacional. O alto investimento nas pesquisas e na ciência fez com que em 2017, conquistasse um aumento expressivo de 9,42%. Este ano, a empresa projeta com otimismo um crescimento de 16,05%. Com relação às exportações, a Tonederm registrou números em torno de 33,85% em 2017 e a expectativa para este ano é de atingir 29,78%.

No caso dos cosméticos, a Bel Col Cosméticos, que completa 25 anos, enxerga a possibilidade de crescimento real de 80% nos próximos cinco anos, além de planos de expansão e investimentos em ações focadas no exterior, como o Oriente Médio, Estados Unidos e Canadá. Outra expositora que alcançou bons resultados econômicos ano passado e projeta um crescimento de 20% para 2018 é a Vita Derm. A empresa, com 34 anos, abrirá novas franquias e lança novos formatos de negócios, consolidando cada vez mais sua atuação nesse mercado. Outras participantes da Estética in São Paulo também registraram crescimento: Árago (60%), Extratos da Terra (32%), Hidramais (87%), RSRoller (15%), VCTEC (60%), entre outras.

Segundo Fátima Facuri, diretora do Grupo Estética In "O mercado de estética e beleza continua aquecido, estamos sentindo essa reação na procura dos expositores e também nas inscrições para os congressos."