Em 2014, a indústria europeia de cosméticos fez as pazes com o crescimento, registrando +0,5% em termos de valor, segundo dados divulgados pela Cosmetics Europe. A título de comparação, em 2013 foi observada uma queda de 1,4%.

clique na imagem para ampliar

As estimativas indicam que o mercado europeu [1] movimentou 72,5 bilhões de euros, o que representa cerca de um terço do mercado mundial. A Alemanha posiciona-se como o maior mercado da Europa (13,12 bilhões de euros), seguindo-se França (10,58 bilhões), Reino Unido (10,40 bilhões) e Itália (9,39 bilhões).

Entretanto, o desempenho desses quatro principais mercados apresentou contrastes em 2014. Enquanto o Reino Unido registrou crescimento de 5,3%, a Alemanha cresceu somente 1,6% e a França, 0,1%. No extremo oposto, o quadro foi de recessão na Itália (-1,4%), assim como na Espanha (-1,3%).

Todas as categorias de produtos registraram crescimento em termos de valor, exceto os produtos para cabelos (-0,2%). As categorias que mostraram maior dinamismo foram as de maquiagem (+1,2%) e higiene (+1,3%).

clique na imagem para ampliar

Os maiores destaques no continente ficaram com os produtos para pele e higiene, seguindo-se os produtos capilares e perfumes.

clique na imagem para ampliar

Por fim, em relação ao comércio exterior, a França detém o título de maior país exportador de cosméticos, bem à frente da Alemanha, do Reino Unido e da Itália.

De acordo com a Cosmetics Europe, a indústria europeia de cosméticos emprega cerca de 1,7 milhão de pessoas, sendo 25 mil cientistas. Nos últimos cinco anos, o setor conseguiu ampliar em 2,3% o número de empregos diretos e indiretos, com mais de 39 mil novos postos de trabalho.