Alessandra Tucci

Os perfumes clássicos são criações que marcaram épocas e ainda influenciam tendências e são sempre boas opções para presentear no Natal. Para ajudar na hora da escolha, Alessandra Tucci, especialista em perfumes e fundadora da Perfumaria Paralela, única escola de perfumaria do Brasil, elegeu 5 perfumes que prometem agradar diferentes estilos e gostos tanto para elas quanto para eles. Confira!

 Chanel Nº 5, 1921: criado por Ernest Beaux, o clássico dos clássicos é uma overdose de aldeídos combinados com um bouquet floral de jasmim e rosas naturais cultivadas há quase 100 anos pela mesma família que garante o fornecimento destes ingredientes da mais pura qualidade e que fazem parte da fórmula original do perfume.

 Shalimar, Guerlain, 1925: Shalimar é a referência dos orientais. Tem a intensidade certa, nem tão alta e nem tão baixa. Os detalhes amadeirados, defumados e felinos, só são percebidos quando sentidos de perto. Um dos segredos de sua fórmula é uma dose extra de bergamota (30%), além de rosa, jasmim, fava tonka, baunilha e patchouli. Mas quem se importa com o que ele é feito, contanto que ele continue sendo Shalimar?

 Opium, YSL, 1977: Yves Saint-Laurent queria lançar um marco, narcótico, poderoso e sensual, “para aquelas que se entregam a YSL”. Sua escolha foi um oriental especiado floral. Um perfume fascinante, sólido. A inspiração veio da China, com altas doses de canela e madeira de patchouli e sândalo.

 Fahrenheit, Dior, 1988: período de perfumes poderosos. O efeito couro foi combinado com frutas cítricas e a nota de folhas de violeta mais famosa da perfumaria. Ocupa o mesmo território olfativo que Bel-Ami de Hermès, outro clássico com toque esfumaçado e lenhoso. Um ícone da perfumaria masculina.

 Terre d’Hermès, 2006: criado por Jean-Claude Ellena é o precursor da bem-sucedida combinação cítrico toranja e a madeira de vetiver. Uma estrutura clássica, agradável e atemporal, porém, sem o calor que o nome sugere.

Instalada em São Paulo, a Perfumaria Paralela, única escola de perfumaria do Brasil e que representa com exclusividade no país a renomada escola francesa de perfumaria Cinquième Sens, oferece cursos de capacitação para profissionais e interessados, workshops, palestras sensoriais e consultoria para o setor de beleza e perfumes.