o NeOse Pro estará disponível a partir de janeiro de 2018, sendo...

o NeOse Pro estará disponível a partir de janeiro de 2018, sendo comercializado pelo preço de 10 mil euros.

Partindo da observação de que as marcas, cada vez mais, buscam obter medidas numéricas ao analisar odores – já que, para elas, esse tipo de resultado é mais barato e confiável do que avaliações feitas por seres humanos –, a Aryballe mobilizou um conjunto de tecnologias (óptica, microfluídica, bioquímica, eletrônica e informática) para desenvolver o primeiro "nariz" digital. O reconhecimento dos odores é realizado com base em aproximadamente 40 biossensores inspirados no olfato humano, conectados a um banco de dados que reúne centenas de odores programados como referências. A empresa continua trabalhando na classificação desses elementos, a fim de oferecer uma tecnologia que consiga detectar até mesmo odores desconhecidos.

"Tanto os usuários como os fabricantes de perfumes podem constituir seu próprio banco de dados", explica Tristan Rousselle, cofundador e dirigente da Aryballe Technologies.

As aplicações dessa tecnologia para o setor de cosméticos e perfumes são muitas. Durante o processo de fabricação de produtos, o nariz eletrônico pode ser usado para verificar a qualidade das matérias-primas em relação a padrões de referência, monitorar a estabilidade de um odor em cada etapa da produção e validar a qualidade de produtos finalizados. Na fase de pós-produção, pode facilitar o controle da deriva temporal da fragrância de uma fórmula, dar respaldo a um painel de avaliadores durante análises sensoriais, etc.

O aparelho fornece uma resposta concreta extremamente próxima da experiência olfativa humana, sem os inconvenientes dos testes realizados por meio de painéis, que podem ser alterados por um nariz humano saturado ou debilitado.

Além do setor de Cosméticos e Perfumes, o NeOse Pro tem aplicações em diversas outras áreas, como análise de aromas no setor agroalimentar e controle da poluição ambiental (resíduos, banheiros públicos, etc.).

Portátil e rápido – 15 segundos bastam para obter uma medida –, o NeOse Pro terá como público-alvo as indústrias e estará disponível a partir de janeiro de 2018, sendo comercializado pelo preço de 10 mil euros.