A procura pela fonte da juventude se expandiu também para a odontologia. Tanto que ela está travando uma guerra contra tratamentos como Botox e operações plásticas no rosto. Dentistas em Nova York e Los Angeles estão oferecendo procedimentos que prometem reduzir as rugas profundas, levantar a pele flácida e melhorar a aparência dos contornos faciais muito além do sorriso.

"A maioria das pessoas não percebem que os sinais típicos do envelhecimento, como bochechas cavadas e rugas em torno da boca, são causados na verdade por anormalidades estruturais corrigíveis na boca", explica Kourosh Maddahi, autor do livro Anti-Aging Dentistry: Restoring Youth One Smile at a Time (Odontologia Anti-idade: Restaurando a Juventude um Sorriso de Cada Vez). No livro, lançado esta semana, o dentista-celebridade descreve os procedimentos minimamente invasivos que ele afirma serem mais seguros e mais duradouros do que os tratamentos tradicionais, como preenchedores injetáveis.

A dentista cosmética Janys Gelberg, com sede em Nova York, descreve como uma pessoa, com o tempo, se torna um candidato a seus serviços de odontologia antienvelhecimento. "Nossos dentes escurecem, mancham, se desgastam, começam a parecer tortos, e as linhas da gengiva recuam", consta no site de Janys. "À medida que os dentes se desgastam, os lábios perdem o apoio, o queixo fica mais próximo do nariz, rugas e vincos se tornam mais aparentes."

Ao passo que Janys propõe tratamentos antienvelhecimento de odontologia que se expandem para botox e preenchedores, mas não são limitados a eles, Maddahi diz que, ao considerarem tais procedimentos, os pacientes devem começar com a odontologia.

Segundo o site de Maddahi, mudar o tamanho, a forma e o ângulo de dentes desalinhados com coroas, folheadas e implantes não só pode reduzir as rugas como tirar anos da aparência do paciente, alterando os contornos do terço inferior do rosto. "A odontologia antienvelhecimento tem o potencial de revolucionar a maneira como as indústrias dessa área e de cosméticos são vistas", diz Maddahi. "Essa é a primeira opção que oferece não só os benefícios de saúde, de corrigir os efeitos do envelhecimento, fornecendo o apoio que faltava nos dentes e na boca, como também os estéticos, de um sorriso vibrante transformado. Os leitores descobrirão que, antes de fazer uma cirurgia plástica para levantar a pele do rosto, podem pensar em levantar o sorriso".

De fato, a expansão da odontologia para a área de antienvelhecimento marca outra mudança notável numa indústria em rápida evolução. Antes de o endireitamento dos dentes ter sido relacionado ao antienvelhecimento, uma tendência popular na odontologia era desalinhá-los propositadamente para dar uma característica exclusiva ao sorriso.

Desenvolvidas por Didier Fillion, cujos clientes incluem a Duquesa de Cambridge Catherine Middleton, as "microrrotações" são um procedimento quem tem o intuito de acabar com a linha reta e criar o que ele chama de "assimetria harmoniosa". Em entrevista ao Relaxnews, Fillion disse que duvida da capacidade de procedimentos odontológicos para reduzir rugas profundas.

"Não vamos exagerar a eficácia [dos tratamentos dentários]", diz Fillion. "Certos procedimentos podem melhorar o perfil e pequenas rugas suaves ao acrescentar um pouco de volume nos lábios quando os dentes se mexem, mas esse tipo de resultado não é habitual."

Fillion diz que o ácido hialurônico é uma ferramenta necessária para seu trabalho, mas que ele nunca o usa como um tratamento antienvelhecimento. "Estou muito ocupado na minha prática para adicionar esse aspecto", diz ele.