Photo credit: © Goodluz / shutterstock.com

O que está por trás do crescimento global?

Catherine O’Connor - Os consumidores nos mercados dos países dos Brics estão presenciando um aumento na demanda de produtos de beleza para homens, devido à pressão em ter uma aparência boa, tanto no trabalho como na vida pessoal. As necessidades mudam de acordo com o país, com homens na China e Índia sendo mais receptivos aos cosméticos.

Como está o mercado na Índia?

Catherine O’Connor - O uso de maquiagem pelos homens indianos é assustadoramente alto, com o público masculino consumindo 46% do total da maquiagem do país. O motivo é tanto cultural como religioso: por exemplo, o kohl (tinta usada nos olhos feita com pasta de sândalo, óleo de rícino, ghee e cinzas) é um tipo de maquiagem comum, usado pelos homens durante ocasiões especiais.

A situação é similar na China?

Catherine O’Connor - Os homens chineses também são grandes usuários de maquiagem, responsáveis por 38% do consumo. Cerca de um quarto desse consumo é motivado pelo desejo de estar de acordo com os padrões da fase da vida, com homens trabalhadores sentindo uma maior pressão para exibirem uma aparência fresca e profissional. A demanda para produtos que reduzem os sinais de cansaço, como corretivos e iluminadores de olhares, está em alta.

O que os homens brasileiros estão comprando?

Catherine O’Connor - A cultura de consciência da imagem no Brasil está aumentando cada vez mais as exigências tanto no caso dos homens quanto no das mulheres. Os homens são responsáveis por 45% do consumo de produtos para o cuidado da pele e depilação. O consumo é liderado pela busca por produtos que oferecem benefícios de beleza de acordo com as idades dos homens, com cremes anti-idade e revitalizantes se mostrando cada vez mais populares.

O consumo na Rússia é igual ao dos outros países do Bric?

Catherine O’Connor - O consumo de maquiagem entre os homens russos é bem menos significativo, com um consumo de apenas 12% dos produtos do mercado. Isso reflete a prevalência das noções mais tradicionais, dos homens másculos, com a maior parte dos homens russos enxergando os cosméticos como produtos apenas femininos. Os produtos de beleza masculinos de sucesso são vendidos com base na potência e conveniência, como pode ser visto com a popularidade dos lenços umedecidos e produtos de longa duração.

Quais são as tendências globais?

Catherine O’Connor - As tendências que nasceram na Ásia estão cada vez mais populares nos mercados ocidentais, como pode ser visto com o lançamento das linhas de BB creams masculinos por parte das grandes marcas. Os produtos de maior sucesso serão, no entanto, divulgados mais com base na praticidade e função do que na beleza, com os homens do mundo ocidental sendo menos confortáveis em procurar produtos de beleza do que os chineses ou indianos.