Com o objetivo de capacitar profissionais para atender as demandas do mercado nacional e latino-americano, a Perfumaria Paralela, única escola de perfumaria do Brasil que, instalada em São Paulo, representa com exclusividade a renomada escola francesa de perfumaria Cinquième Sens, está com inscrições abertas para a 5ª edição do curso anual de Formação em Perfumaria.

Aulas teóricas e práticas

As aulas são voltadas a todos os profissionais da área de perfumaria e beleza, independentes ou da indústria, empreendedores do setor e também aos apaixonados e entusiastas que desejam vivenciar a perfumaria na prática. “O curso fortalece e contribui para o conhecimento sobre a perfumaria, desenvolvendo a sensibilidade e agregando competências olfativas e olhar atento aos negócios”, conta Alessandra Tucci, especialista em perfumes e fundadora da Perfumaria Paralela.

Por meio de aulas teóricas e práticas, o curso acontece de 27 de janeiro a 15 de dezembro de 2018. São 96 horas de estudo divididas em 16 encontros, sempre aos sábados e, em algumas ocasiões, também às sextas-feiras. Além disso, a cada edição, a escola promove novas experiências ao realizar duas visitas guiadas. Nos anos anteriores, as visitas aconteceram na Natura, Firmenich e Symrise e, neste ano, acontecem na Avon e Givaudan.

Nos encontros, os alunos aprendem sobre a perfumaria de forma integral na sua dimensão técnica, sensorial, conceitual e mercadológica. Na prática, eles sentem e manipulam ingredientes. Também estudam as preferências do consumidor, tendências do mercado nacional e internacional, técnicas de extração, inovações na cadeia de abastecimento de matérias-primas, que envolvem programas de sustentabilidade com comunidades ao redor do mundo, entre outros aspectos. Além disso, o curso possibilita aos participantes ampliar o networking ao fazer contatos com profissionais do setor.

Alessandra reforça a amplitude do curso. “Oferecemos conhecimentos que servem de base para diferentes carreiras em empresas do setor, nas áreas de Marketing, Comercial, Pesquisa e Desenvolvimento, Pesquisa de Mercado. O aluno também pode se tornar um perfumista ou um avaliador olfativo”, conta. O perfumista é o profissional que conhece cerca de 3 mil ingredientes, entre sintéticos e naturais, e é responsável por criar as fórmulas dos perfumes. Já o avaliador olfativo é o responsável por identificar se um perfume é ideal para a preferência dos consumidores e se está alinhado com determinada marca.

Profissionais reconhecidos

Para a 5ª edição do curso, a Perfumaria Paralela reuniu um grupo de profissionais, parceiros reconhecidos pelo mercado nacional e internacional como especialistas e referências em suas áreas de atuação. Confira:

 Alessandra Tucci: especialista em perfumes e fundadora da Perfumaria Paralela. Com mais de 20 anos de atuação no mercado de perfumaria, Alessandra tornou-se especialista em estratégia e inovação, além de ter desenvolvido uma apurada sensibilidade sensorial. Trabalhou com Mestres Perfumistas no Brasil e no exterior e participou de inúmeros projetos na América Latina, Paris e Nova York, além de ter ocupado posições de avaliadora olfativa e de Diretoria na América Latina em algumas das maiores Casas de Fragrâncias do mundo, como Firmenich e IFF.

 Philippe Roques: farmacêutico e pianista, iniciou sua carreira no Grupo L’Oréal em Paris. Apaixonado pelas fragrâncias, decidiu dedicar-se à criação, trabalhando como perfumista em Paris e Nova York. Criou perfumes para o Oriente Médio, colaborou com marcas de prestígio como Burberry, Adidas Originals, Coty, Origins, Ferrari, Byblos, Victoria’s Secrets, Avon e designers como Jeremy Scott e Ocimar Versolato.

 André Tabanez: engenheiro agrônomo com mestrado em Silvicultura pela USP e doutorado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente pelo Instituto de Botânica de São Paulo. Há 13 anos atua em uma das maiores casas de fragrâncias do mundo, a Firmenich, passando por áreas como fornecimento responsável, sustentabilidade, gerente de ingredientes naturais e desenvolvimento de novos ingredientes naturais. Tem experiência de 11 anos em pesquisas acadêmicas, inclusive internacionalmente na Universidade do Estado de Louisiana, Estados Unidos.

 Mônica Rossetto: perfumista sênior, farmacêutica e bioquímica pela Universidade de São Paulo. Atuou por 25 anos nas casas de fragrâncias Dragoco (hoje Symrise) e Givaudan, criando perfumes para os mercados das Américas, Europa e Ásia. 

 Danielle Barbizan: farmacêutica industrial com especialização em cosmetologia. Atuou na área de Pesquisa & Desenvolvimento na Unilever e atua, há mais de 10 anos, na área cosmética da Natura. Ao longo dos últimos cinco anos, desenvolve atividades relacionadas à Inteligência Olfativa, Marketing para perfumaria fina e Treinamentos Olfativos como Avaliadora Olfativa.

Curso: Formação em Perfumaria
Início: 27 de janeiro de 2018
Término: 15 de dezembro de 2018
Carga horária: são 96 horas de estudo divididas em 16 encontros ao longo de 12 meses, sempre aos sábados e, em algumas ocasiões, às sextas-feiras.
Horário: 09h às 16h
Local: Rua Claudio Soares, 72 - cj. 201 - Pinheiros - São Paulo
Investimento: 12 x R$ 990,00
Prazo final para inscrições: 15/01/2018
Vagas: 15 
Condições especiais: 25% de desconto no valor da primeira parcela para as inscrições feitas até 30/11/2017. Já para inscrições feitas até 22/12/2017, o desconto é de 15%.
Mais informações: http://perfumariaparalela.com.br/formacao-em-perfumaria/