Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Mercados e tendências

Sabonete em barra, o comeback de uma tendência na França

Em 2017, os sabonetes clássicos estão conquistando o mercado e a confiança do consumidor. Essa foi, em poucas palavras, a conclusão a que chegaram as marcas tradicionais de sabonete, que têm observado um aumento nas vendas e na comercialização desse tipo de produto. Os consumidores resgatam velhos hábitos, dando ao sabonete em barra o papel de protagonista do banho.

Durante muito tempo suplantado pelo gel ducha, o sabonete em barra está voltando com força total ao carrinho de compras do consumidor francês. A tendência é como um banho revigorante para o segmento.

"Os consumidores estão voltando a se interessar pelos sabonetes em barra por quatro razões: desconfiam que os sabonetes líquidos contenham substâncias nocivas; buscam resgatar hábitos mais autênticos; desejam economizar, já que um sabonete em barra dura muito mais; e, por último, sabonetes são um ótimo presente", explica Guillaume Fievet, diretor da fábrica francesa La Savonnerie du Midi, que reúne as marcas La Corvette e Maître Savon.

Guillaume Fievet adquiriu a empresa, instalada em Marselha há muitas gerações, em 2013. Na época, a fábrica passava por dificuldades. O empresário decidiu apostar no revival de duas linhas tradicionais dos célebres sabonetes de Marselha: Maître Savon, comercializada em supermercados, e La Corvette, vendida, com um posicionamento mais premium, em lojas de produtos naturais, farmácias e redes especializadas em decoração. Três anos mais tarde, a empresa registra ótimos resultados: 25% de crescimento em 2016, em comparação com o ano anterior. Para 2017, a previsão é que o crescimento continue nesse ritmo.

Tradição, simplicidade e qualidade

Os novos usuários dos sabonetes em barra apreciam o produto por ser econômico, ecológico (ausência de embalagem plástica), natural e – acredite se quiser – por ser novidade. De fato, muitos franceses das gerações mais novas só conheciam sabonetes líquidos. Um grande número de marcas já começou a seguir essa tendência, ao passo que novas grifes entraram no mercado mais recentemente, buscando um posicionamento de luxo para esse produto universal.

"Longe de ser um movimento automático, essa volta às origens é uma opção deliberada", garante Codou Cissé, fundadora da Adduna Beauté, jovem marca lançada em 2014 com uma linha de sabonetes made in France enriquecidos com matérias-primas do mundo todo. Os sabonetes de beleza Adduna são fabricados a frio, usando um método de saponificação que consiste em simplesmente misturar o material graxo (gorduras e óleos vegetais) a uma base, transformando-os em sabonete. Naturalmente, o produto contém glicerina, que preserva a camada hidrolipídica da pele.

"O interesse por sabonetes naturais, de alta qualidade, à base de princípios ativos benéficos para a pele é uma tendência que chegou para ficar, pois é motivada pela busca de produtos seguros", garante Sylvie Dalibard, fundadora da marca de sabonetes Daliane, fabricados com leite de jumenta.

O sabonete, quem diria, é a última moda na França. A indústria de cosméticos decidiu repaginar esse item elementar de higiene e transformá-lo em um verdadeiro produto de beleza, seguindo o exemplo do setor de produtos de limpeza, que trouxe o sabão em barra de volta às lojas francesas como alternativa natural aos detergentes químicos.

Kristel Milet
(Tradução: Maria Marques)


Portfólio

© 2017 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
Recorde de público marca edição 2017 da FCE Cosmetique e FCE Pharma

Recorde de público marca edição 2017 da FCE Cosmetique e FCE Pharma

As feiras FCE Cosmetique e FCE Pharma, que aconteceram entre os dias 23 e 25 de maio de 2017, receberam 15.400 visitantes e registrou um crescimento de 9%, em comparação com o ano anterior. Na cerimônia de abertura, Geraldo Alckmin, o Governador do Estado de São Paulo, destacou os esforços do Governo para o desenvolvimento das (...)

+ informações
Palavra de especialista
Alternativas ecológicas para microesferas de plásticos

Lipotec
Alternativas ecológicas para microesferas de plásticos

A sustentabilidade tornou-se uma grande preocupação nos tempos atuais. Os consumidores têm buscado produtos com ingredientes que não agridem o meio ambiente, visando diminuir os impactos causados. Na indústria de produtos voltados para cuidados com a pele, as microesferas de plástico, utilizadas ao longo da história em esfoliantes para a (...)

+ informações

Seções