The Body Shop e a Cruelty Free International levaram à sede das Nações Unidas na Cidade de Nova York uma petição contra o teste de cosméticos em animais com 8,3 milhões de assinaturas.

No Dia Mundial dos Animais, defensores e donos de cães aderiram entusiasticamente ao movimento global para acabar com o teste de cosméticos em animais, organizado pela The Body Shop e pela Cruelty Free International.

A campanha ambiciosa exige a criação de um sistema global para acabar com o teste em animais, ao mesmo tempo que promove a política de desenvolvimento sustentável da ONU.

Condições iguais a nível global

De acordo com a The Body Shop, um sistema global é a única maneira de eliminar o sofrimento e criar condições iguais para todos no mundo. “Apesar de alcançarmos progressos consideráveis, 80% dos países ainda não consideram ilegal fazer testes de cosméticos em animais,” disse a empresa. “Harmonizar as exigências dos testes de segurança globalmente permitiria às empresas evitar burocracia desnecessária e a duplicação de testes, ao acessar mercados internacionais”.

A Cruelty Free International estima que mais de 500.000 animais são usados em testes de cosméticos todos os anos.

"Em apenas 15 meses, mais de 8 milhões de pessoas assinaram o documento, reconhecendo que o teste de cosméticos em animais é obsoleto e desnecessário", disse o presidente-executivo da The Body Shop, David Boynton. "Estamos determinados a terminar o que a Dama Anita Roddick iniciou em 1989. E, hoje, estamos nas Nações Unidas, para solicitar a colaboração da indústria de cosméticos, da sociedade civil e dos governos para, finalmente, acabar com o teste de cosméticos em animais em todos os lugares".