Moda e beleza: esses dois universos sempre andam juntos. Chanel, Dior, Giorgio Armani e Givenchy são apenas alguns exemplos de grifes de roupas que também se dedicam à produção de cosméticos. Na outra ponta, estão as grandes varejistas de moda que abrem cada vez mais espaço para a venda de produtos de beleza em suas lojas.

Francislei Donatti, vice-presidente da C&A Brasil

No Brasil, as cadeias de fast fashion Renner e Riachuelo já estão inseridas no disputado mercado de cosméticos. Agora é a vez da C&A estrear. Com cerca de 280 unidades distribuídas por todo o país, a rede holandesa partiu do conceito “one stop shop” para criar um espaço dedicado à beleza em suas lojas.

A proposta da C&A ao investir em uma área de beleza é proporcionar à consumidora uma experiência de compra ágil e completa, com ampla variedade de produtos e em um único lugar”, afirma Francislei Donatti, vice-presidente da C&A Brasil. “A partir de agora, é possível sair de nossas lojas com um look pronto, desde roupas, calçados e acessórios até maquiagens e perfumes”.

Para dar início à operação, a varejista estabeleceu parceria com nomes de peso no mundo dos cosméticos, internacionais e brasileiros, como Carolina Herrera, Calvin Klein, Lâncome, L’Oréal, L’Occitane e Phytoderm. “Vimos nessas marcas a oportunidade de reforçar o conceito de one stop shop, otimizando o tempo dos clientes”, diz Donatti.

De acordo com o vice-presidente, o portfólio já conta com produtos de mais de 50 empresas, com grande variedade de artigos de maquiagem, perfumaria, banho, cuidados com a pele e cabelos. “A C&A é uma marca diversa, que atende a todos os públicos de forma democrática. A escolha dos parceiros é feita de maneira cuidadosa, a fim de suprir suas necessidades e desejos pelo o que há de melhor no mercado de cosméticos”.

O lançamento do espaço de beleza se deu em duas unidades na cidade de São Paulo (shoppings Center Norte e Interlagos), que foram remodeladas de acordo com o novo posicionamento estratégico da C&A no Brasil. Segundo a empresa, os ambientes são clean e intuitivos, com uma nova distribuição de áreas e produtos considerados estratégicos em posição de destaque. Elas também contam com um espaço digital, onde os clientes podem realizar compras no e-commerce da rede. A experiência de integrar as presenças física e digital é outra tendência em alta entre as varejistas de moda no país.

As áreas de beleza na C&A contarão com check-out próprio para agilizar as compras de cosméticos e evitar filas nas lojas e, independentemente da localização das unidades, todas devem trabalhar com a mesma seleção de produtos. O portfólio das lojas não estará disponível no comércio online, de acordo com a marca.

Donatti explica que, por ser uma empresa de capital fechado, a rede não abre informações estratégicas, mas garante que “os investimentos em loja estão maiores com o processo de inovações”. O vice-presidente evita citar números, afirmando apenas que o plano de expansão da área de beleza está em andamento.

Temos focado na melhoria da experiência do cliente em nossas lojas e na inauguração de mais unidades em novos formatos”, diz Donatii. “Com a disposição de produtos e serviços diferenciados, temos certeza que conseguiremos manter nossa posição no mercado brasileiro, consolidada ao longo destes mais de 40 anos em que a marca está presente no país, e garantir assim a conexão com os consumidores”, completa.