"Os cosméticos têm importância estratégica na Indonésia, em razão do peso real e potencial que representam no mercado: atualmente, 760 empresas empregam diretamente 75 mil pessoas, além de gerar, em paralelo, 600 mil empregos indiretos", ressaltou Saleh Husin, ministro da Indústria, na cerimônia de abertura da 2ª Conferência Nacional da Associação PPA Kosmetika, realizada no dia 1° de junho em Jacarta.

O problema é que a indústria de beleza ainda é muito dependente de importações. A título de exemplo, mais de 90% das matérias-primas usadas em cosméticos precisam ser importadas. Portanto, é fundamental que haja uma maior integração entre todas as fases do processo, desde o fornecimento até a comercialização, para que a indústria ganhe impulso.

"A Indonésia é um país com alto potencial, graças ao amplo mercado doméstico, às exportações, à qualificação de seus profissionais e à riqueza de recursos vegetais que podem ser usados como matérias-primas para produtos cosméticos. Em 2015, o valor das exportações alcançou 818 milhões de dólares, o que corresponde a 11 trilhões de rúpias indonésias", continua Saleh Husin.

Para atender a essa demanda local, a UBM, um dos principais promotores de eventos comerciais na Ásia, decidiu lançar o salão Beauty Indonesia, novo ponto de encontro entre os profissionais da indústria de beleza. A proposta é criar um novo espaço que estimule a troca de informações, a inovação, as pesquisas e o desenvolvimento do setor. A primeira edição será realizada de 19 a 21 de abril de 2017 no Jakarta International Expo (JIExpo), com destaque para a participação de companhias internacionais e a presença de todos os segmentos do setor de beleza: ingredientes, embalagens, equipamentos, fabricação terceirizada, produtos cosméticos prontos para comercialização, artigos de higiene e cuidados pessoais, produtos para bem-estar, spas, produtos naturais, artigos para salões de beleza, produtos capilares de uso profissional, cuidados para as unhas e acessórios.