Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Ingredientes e fórmulas

“A habilidade de explorar novas sinergias entre os ingredientes também é inovar”, Flávia Zanella, BASF

Leveza, refrescância, novas texturas inspiradas em alimentos e costumização dos produtos são algumas das tendências que despontam para o mercado de cuidados com a pele no Brasil e no mundo. Mas para Flávia Zanella, gerente de marketing de skin care e sun care da BASF para a América do Sul, inovação não depende apenas do uso de novas tecnologias, mas de novas aplicações e combinações entre ingredientes já disponíveis.

Em entrevista exclusiva para o Brazil Beauty News, Zanella destaca as funcionalidades e soluções que a indústria vem desenvolvendo para equilibrar a demanda do consumidor por novidades e os desafios do atual panorama econômico.

Flávia Zanella, gerente de marketing de skin care e sun care da BASF para a (...)

Flávia Zanella, gerente de marketing de skin care e sun care da BASF para a América do Sul. CREDIT João Athaíde

Brazil Beauty News - Quais são as principais tendências observadas nos mercados norte-americano, europeu e asiático?

Flávia Zanella - Cada um desses mercados têm particularidades que afetam diretamente as tendências de cosméticos locais. Para as asiáticas, a boa aparência da pele e dos cabelos é uma necessidade cultural. A pele tem de estar impecável e natural, pois em um paralelo com a arte, elas consideram que uma tela perfeita é mais importante que uma bela pintura. Seus rituais de cuidado incluem vários passos e produtos específicos para cada um deles. A busca constante por melhores soluções tem como resultado o lançamento de tendências que inspiram este e outros mercados, incluindo o norte-americano. As europeias também se preocupam muito com o cuidado da pele. Há uma grande procura por produtos que disfarcem imperfeições e tragam luminosidade e radiância à pele, além do efeito anti-idade.

Brazil Beauty News - Quais dessas tendências vêm sendo aplicadas pela indústria nacional no desenvolvimento dos produtos?

Flávia Zanella - O consumidor brasileiro tem como preferência produtos de texturas leves e rápida absorção, que deixem um toque macio, suave e pouco oleoso na pele. Essa preferência é explicada pelo clima do país e o tipo de pele da população – mais da metade das mulheres brasileiras têm a pele do rosto classificada como mista ou oleosa, segundo a ABIHPEC. As tendências com mais chances de serem abraçadas pelo mercado nacional são as que comunicam essa leveza priorizada pelos consumidores. Podemos citar as texturas aeradas (espuma, mousse e soufflé) e as que trazem refrescância (sorbet, geleia, efervescente e efeito cooling).

Brazil Beauty News - Que outras inovações você destacaria na textura dos produtos para o rosto e para o corpo?

Flávia Zanella - A textura sérum, muito querida e conhecida em produtos faciais, ganha espaço também entre os produtos corporais, especialmente os de tratamento, com mais concentração de ativos. Outra aposta para o segmento são as texturas luxuosas que, combinadas com fragrâncias exóticas, são uma maneira de trazer mais glamour para os produtos.

Brazil Beauty News - Que características e funcionalidades o consumidor tem buscado em produtos para o cuidado da pele?

Flávia Zanella - O principal direcionador de compra segue sendo a fragrância, seguida pela textura e o sensorial do produto. Os consumidores estão cada vez mais conscientes sobre o impacto que seu estilo de vida e hábitos têm sobre seu corpo, incluindo o efeito direto da comida que consomem em sua saúde e aparência. A texturas inspiradas em alimentos começam a aparecer, agora combinadas com aplicações diferentes como mousses para hidratação, geleias condicionantes e condicionadores a seco. Os óleos também ganharam força, uma vez que estão associados à nutrição e ao tratamento intenso. Eles também surgem em aplicações não-convencionais, como limpeza, trazendo uma nova experiência ao consumidor. A tendência DIY (faça você mesmo) ou customização também é um movimento que cresce constantemente nos últimos anos. Ela surgiu em produtos premium e, mais recentemente, passou a aparecer em produtos de massa. Em um mundo hiperconectado e diverso, as pessoas buscam uma maneira de se expressar e se diferenciar, em um processo de redescoberta de sua própria identidade. Fazer, construir ou mesmo customizar seus produtos é uma maneira de expressar essa busca.

Brazil Beauty News - Qual é a importância de investimentos em inovação para o aumento da competitividade e o desenvolvimento do setor no atual panorama econômico?

FZ - O mercado está se reajustando à situação econômica e todos os segmentos estão buscando inovações e soluções com um melhor custo-benefício para atender às necessidades dos consumidores. Porém, inovar não significa somente utilizar a última tecnologia disponível. É também buscar novas soluções e formatos com o material já disponível. Encontrar novas combinações e sinergias entre ingredientes e explorar outros atributos ainda não comunicados sobre os insumos em uso são apenas algumas das estratégias que podem ser abordadas. Usar a criatividade também é inovar – e isso, em tempos de crise, o brasileiro sabe fazer muito bem.

Fernanda Bonifacio

© 2017 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
Centdegrés desenha o novo eau de parfum masculino de Eudora, Impression

Centdegrés desenha o novo eau de parfum masculino de Eudora, Impression

O recém lançado eau de parfum masculino de Eudora, Impression, fala de um homem sofisticado, que soube criar e aproveitar as oportunidades que a vida lhe deu para evoluir. Com notas amadeiradas e ambaradas, a fragrância é baseada em cistus labdanum, musk e patchouli. A Centdegrés foi escolhida para representar através do design do (...)

+ informações
Palavra de especialista
Alimente sua pele com uma colorida rotina de beleza

Lipotec
Alimente sua pele com uma colorida rotina de beleza

Atualmente, cada vez mais consumidores de todas as idades estão preocupados com o meio ambiente e com o impacto humano que eles deixam na Terra. Uma vida saudável em harmonia com o planeta tornou-se um objetivo essencial atualmente. As pessoas tornaram-se mais cautelosas e conscientes de seus padrões de consumo - dos alimentos que (...)

+ informações

Seções