No mercado mundial de cosméticos e perfumes, as empresas são constantemente solicitadas a inovar, se adaptar e crescer, desafiando um cenário em que a concorrência é feroz. Uma dessas empresas é a brasileiríssima Granado que, além de ter resistido ao passar do tempo, conseguiu conquistar seu próprio lugar ao sol num mercado cada vez mais estreito, atraindo consumidores em busca de produtos repletos de história e autenticidade. Em 2023, o grupo registrou um faturamento recorde de 1,4 bilhão de reais (cerca de 360 milhões de dólares), o que representa um aumento de quase 35% em relação ao faturamento de 2022.

Duas gerações

Por trás desse sucesso, um pai e uma filha: Christopher Freeman, CEO, e Sissi Freeman, Diretora de Marketing e Vendas. O pai adquiriu a marca em 1994, comprando-a das mãos do último herdeiro da família que havia fundado a empresa; a filha ingressou na Granado em 2005. Assessorados por uma consultora francesa, eles modernizaram a identidade da bela adormecida, capitalizando seu legado, desenvolvendo novas linhas de produtos e abrindo as primeiras lojas próprias no Brasil. A estratégia adotada por eles é muito semelhante à da Phebo, tradicional marca originária de Belém do Pará, adquirida pela Granado em 1998. Atualmente, a Phebo responde por 40% do faturamento.

O grupo dispõe de 93 lojas no Brasil, das quais 4 da Phebo, além de 7 lojas fora do país, incluindo a que foi inaugurada no dia 2 de fevereiro em Nova York, na Madison Avenue.

Mas, embora a abertura das lojas tenha contribuído para afirmar a identidade da marca, diversificar a oferta e valorizar seu posicionamento, a maior parte do faturamento ainda provém das vendas em drogarias e supermercados no Brasil, onde a Granado é apreciada por seus sabonetes e produtos de higiene e cuidados corporais.

Perfumes em destaque

O ingresso na categoria de Perfumes reflete essa estratégia de diversificação e valorização do posicionamento. Diante da intensa concorrência que caracteriza o mercado brasileiro, a marca optou pela qualidade, escolhendo a técnica de maceração, uma prática pouco usada no país. Além disso, a empresa firmou parcerias com perfumistas estrangeiros, a fim de criar perfumes inovadores, capazes de agradar os consumidores atuais e conquistar novos usuários dentro e fora do Brasil. A estratégia deu certo, visto que os perfumes já respondem por 24% das vendas nas lojas pertencentes à marca.

Os perfumes também lideram as vendas no exterior. "Isso nos levou a rever nossa visão das lojas fora do Brasil e a abrir mais espaço para essa categoria", explica Sissi Freeman ao site Premium Beauty News.

No final de 2023, a Granado reabriu sua primeira loja de Paris, situada no tradicional bairro do Marais, após realizar obras de renovação com o objetivo de dar mais destaque à oferta de fragrâncias e velas perfumadas, apresentadas num ambiente vintage que associa Art Déco e atmosfera tropical.

"Embora as vendas no exterior ainda representem apenas uma fração do faturamento mundial, estamos convencidos do enorme potencial da marca. A expansão internacional da empresa ajudou a ampliar nossa visão, graças a parcerias que também foram determinantes no Brasil", ressalta a Diretora de Marketing e Vendas. "Por exemplo, como resultado da colaboração com a perfumista francesa Cécile Zaorkian, desenvolvemos uma fragrância com notas de coco que tem agradado tanto aos consumidores brasileiros quanto aos estrangeiros", continua ela.

Atuando em um mercado em constante evolução e lidando com demandas muito diferentes entre o mercado internacional e o mercado doméstico, a Granado optou pela inovação e por aumentar a frequência com que lança novos produtos, mantendo-se sempre fiel a suas raízes. Ao que tudo indica, a empresa parece ter acertado na receita do sucesso!