Pesquisas comprovam que existem vários tipos de públicos para o mercado de HPPC no país. Um estudo da Mintel aponta algumas das peculiaridades. Segundo o estudo, 69% da população segue a mesma rotina de cuidados com os cabelos, ou seja, usam a mesma marca/tipo de produto porque sentem que esse método funciona. Porém, 45% dos consumidores de três capitais do Nordeste (Fortaleza, Salvador e Recife) e 36% do público de Curitiba e Porto Alegre acham que o cabelo fica com a aparência melhor após a troca regular de um tipo/marca de produto para cuidar dos fios.

Disparidades regionais

Sobre a finalidade dos itens de consumo, a análise mostra que aqueles com a função hidratante têm preferência de 53% dos entrevistados da região Centro-Oeste e de 42% do Norte. Os produtos direcionados para “cabelos normais” são preferência de 36% dos consumidores do Centro-Oeste, de 31% do Nordeste e de 30% do Sudeste. Os cremes para volume são mais consumidos no Centro-Oeste e Nordeste (14% cada). Em relação aos itens para cabelos oleosos, a procura é maior no Centro-Oeste (16%), em seguida vem o Sul (13%), Sudeste (11%), Norte (9%) e Nordeste (6%).

A disparidade também pode ser constatada ao compararmos o consumidor masculino e feminino de todas as regiões. Os homens dão preferência aos itens anticaspa (43%), logo depois vem aqueles destinados aos fios normais (32%) e hidratantes (26%). Já as mulheres procuram com maior intensidade os hidratantes (43%), os produtos para cabelos normais (28%) e os destinados à reparação (28%). Sobre o uso geral de alguns itens, 91% dos entrevistados usam o xampu, 75% não dispensam os condicionadores com enxágue, 39% usam os condicionadores sem enxágue, 33% utilizam produtos para tratamento e 30% são adeptos de modeladores e fixadores.

Novidades do setor

Para a próxima in-cosmetics, a mais importante feira internacional voltada exclusivamente para o setor de matéria-prima para produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC), que acontecerá pela primeira vez no Brasil nos dias 09 e 10 de setembro, no World Trade Center, em São Paulo, os lançamentos para cabelos estão entre os destaques da feira. Desde tratamentos anticaspa, hidratação até maquiagem para os fios, empresas nacionais e internacionais anunciarão suas novidades no segmento.

Entre elas:

Química Anastácio, Brasil: Piroctone Olamina inibe o crescimento de substâncias irritantes no couro cabeludo, que constituem os fatores externos para a formação da caspa. Propriedades: apresenta uma ampla atividade bacteriana e antifúngica in vitro, que não é influenciada pelas matérias-primas cosméticas. É amplamente utilizado como anticaspa e antiseborreico.
 
Solabia, Brasil: Lançamentos biotecnológicos e também produtos da biodiversidade brasileira, novas alternativas no mercado cosmético para tratamento de cabelo e pele.

Javenech, França: Colágeno Tipo V para hidratação, aumento da tonicidade cutânea e elasticidade, tônus dérmico e o crescimento dos cabelos.

Trik, USA: Fision KeraVeg18 é uma solução consistente com aminoácidos de trigo e soja, além de aminoácidos puros complementares. Este produto aumenta a resistência e a elasticidade dos fios para evitar a quebra tanto de cabelos caucasianos como africanos, podendo ser usado em quaisquer formulações de tratamento de cabelo como uma oferta de produto mais natural. Além disso, Fision KeraVeg18 ajuda a proteger o cabelo contra tratamentos severos de salão, deixa-o mais fácil de pentear e reduz os danos causados pela aplicação de força excessiva. Por fim, Fision KeraVeg18 aumenta a proteção antioxidante e pode ajudar a restringir o dano oxidante ao cabelo e ao couro cabeludo.

Sensient, Brasil: Unicert® Violet K7025-J - D & C violeta 2 / Ácido Violeta 43 - Corante de alta solubilidade e performance para tinturas de cabelo semi-permanente ou temporárias e também para aplicações em produtos de higiene pessoal e cuidados da pele.

Dowcorning, Brasil: Dow Corning® CE-1874 Microemulsion - Um líquido transparente dispersível em água, que permite aos fabricantes de shampoos e condicionadores oferecerem produtos finais que contribuam para promover a reparação dos cabelos danificados e opacos, a proteção da cor de cabelos tingidos e maior volume nos fios, principalmente de cabelos finos e com aspecto cansado.

Cosmotec, Brasil: FC0414: Hair Chalk Orquídea - Maquiagem para os cabelos com efeito giz. A coloração temporária lavável permite colorir as mechas de forma prática e rápida com ótima aderência sobre os fios. A Cosmotec® apresenta seis cores do produto, com destaque para Orquídea, inspirada pela cor do ano eleita pela Pantone, Radiant Orchid (Orquídea Radiante).

A feira, que já está totalmente comercializada três meses antes de sua realização, contará com 150 expositores de mais de 20 países e tem expectativa de receber cerca de 2.000 visitantes de várias regiões da América Latina.