No 15 de novembro 11 de 2017, em Bonn, na Alemanha, durante a Conferência Mundial do Clima (COP 23), a L’Oréal Brasil e a Phytorestore Brasil receberam o Green Solutions Awards na categoria ‘Grande Prêmio de Infraestrutura Sustentável’ pelo projeto Jardim Filtrante de gestão e tratamento natural dos efluentes industriais e sanitários e das águas pluviais no novo Centro de Pesquisa e Inovação da L’Oréal, no Rio de Janeiro. Essa é a primeira vez que um projeto brasileiro é contemplado no Green Solutions Awards.

O concurso internacional é organizado pela Construction21 com o objetivo de reconhecer e dar visibilidade a projetos de construção que promovam soluções sustentáveis e inovadoras que contribuam para a luta contra as mudanças climáticas. Ao todo, 150 projetos de 19 países foram inscritos na premiação, revelando o crescente reconhecimento internacional de projetos corporativos sustentáveis.

O projeto Jardim Filtrante , implementado pela Phytorestore Brasil, é uma solução completa para a gestão e tratamento natural dos efluentes industriais e sanitários e das águas pluviais no Centro de Pesquisa e Inovação da L’Oréal, além de simultaneamente recriar paisagens verdes naturais.

O sistema fornece tratamento de forma 100% natural e sem gerar lodo ou resíduos contaminados. Através de plantas depuradoras nativas, os jardins fazem a purificação da água sem aditivos químicos, bactérias ou outro agente de filtragem. A zona da raiz destas plantas é rica em microrganismos que transformam os poluentes em elementos que servem de alimento para as plantas, sem contaminá-las, gerando ao final do tratamento água para reuso nos banheiros, lavagens e irrigação. Com essa iniciativa, reduziu-se o consumo de água no Centro de Pesquisa em cerca de 40%, além de ter um balanço positivo de carbono já que os jardins filtrantes, por meio sua biotecnologia inovadora e sustentável, baseada na natureza, absorvem o gás carbônico através das plantas e não geram lodo, eliminando assim o transporte de resíduos contaminados encontrados nos processos convencionais de tratamento de efluentes.