Cerca de metade (47%) dos jovens de sexo masculino no Reino Unido se...

Cerca de metade (47%) dos jovens de sexo masculino no Reino Unido se submeteram a algum tipo de tratamento em um spa, uma loja ou um instituto de beleza nos últimos 12 meses. - Foto: © pixdeluxe / IStok.com

Segundo um estudo realizado recentemente pela Mintel, cerca de metade (47%) dos jovens de sexo masculino no Reino Unido se submeteram a algum tipo de tratamento em um spa, uma loja ou um instituto de beleza nos últimos 12 meses – o que representa um aumento significativo em relação aos 33% registrados em 2015 [1]. Os tratamentos mais populares parecem ser as massagens, que seduziram 18% dos homens com idade entre 16 e 24 anos, bem como a depilação de pelos indesejados no rosto e a modelagem de sobrancelhas, que também conquistaram 18% dos entrevistados. Completando as estatísticas, 17% dos homens marcaram hora em um instituto para depilar o corpo.

Os benefícios psicológicos desses tratamentos foram citados como uma das principais motivações: 76% dos homens que frequentaram um spa ou instituto nos últimos 12 meses declaram que o tratamento contribui para o seu bem-estar mental; para 64% dos entrevistados, essas sessões constituem um elemento importante da rotina de bem-estar. Globalmente, 36% dos homens indicam que o tratamento mais recente que fizeram foi motivado pela busca do prazer, enquanto 20% procuraram um estabelecimento de beleza a fim de se preparar para uma ocasião especial. Para 19% dos entrevistados, a ida a um instituto ou spa já se tornou um hábito.

"A alta porcentagem de homens que buscam cuidados em spas e institutos mostra que os consumidores estão deixando de lado os estereótipos ligados ao gênero e optando por modelos mais neutros", afirma Roshida Khanom, Associate Director do setor Beauty and Personal Care da Mintel.

Mudança geral de atitude

Esses resultados estão em sintonia com a mudança geral de atitude em relação à beleza masculina. E não é só no Reino Unido que os homens estão revolucionando a rotina de cuidados estéticos.

Em agosto passado, o estudo Dove Men+Care 2017 Men’s Hair Census revelou que os homens levam muito a sério seus cabelos – oito de cada dez homens americanos consideram que os cabelos são um reflexo de sua personalidade, contribuindo para veicular uma imagem de virilidade e profissionalismo.

As marcas têm apostado cada vez mais nessa tendência de os homens se cuidarem e estão lançando uma série de produtos dedicados ao público masculino. A nova linha Sonic System Deep Cleansing Brush da marca Clinique, o shampoo, o condicionador e a loção corporal da cervejaria Carlsberg e os "bares de beleza" da Dove Men+Care são alguns dos mais importantes lançamentos que têm dinamizado o mercado nos últimos anos.

Para a indústria de beleza, essas notícias são animadoras: as estimativas indicam que, em 2017, os consumidores britânicos investiram 7,6 bilhões de libras (cerca de 10,1 bilhões de dólares) em tratamentos realizados em spas, institutos e lojas. Até 2021, esse valor deverá superar 8 bilhões de libras (aproximadamente 10,7 bilhões de dólares).