Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Alessandra Tucci

Oud - Ouro líquido da perfumaria

O agarwood - também chamada de gaharu, aloeswood ou simplesmente oud (oudh, em árabe) - é uma madeira resinosa citada em muitos livros sagrados, principalmente orientais, e que é muito valorizada. A matéria-prima utilizada na perfumaria, porém, não vem propriamente da madeira da árvore, mas de uma resina formada dentro de seus troncos.

A árvore da espécie Aquilaria, principalmente a A. malaccensis, originária da Índia e sul e sudeste asiático, quando infectada por uma variedade de fungo (Phialophora parasítica), responde naturalmente criando um produto viscoso contra esse ataque. É essa resina, que se torna cada vez mais espessa e escura, que é cobiçada pelo mundo afora.

As plantações dessa espécie de árvore podem ser encontradas em diversos países como Bangladesh, Butão, Laos, Tailândia, Vietnã e Sri Lanka, se adaptando melhor em ambientes mais úmidos.

Trata-se de um mercado bilionário onde o valor da matéria-prima se mantém alto e crescente pela constante demanda, baixo rendimento do material vegetal e risco de extinção. As espécies mais importantes produtoras de resina estão protegidas sob tutela da CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens Ameaçadas de Extinção), bem como pela União Internacional para Conservação da Natureza, IUCN.

O oud é obtido pelo processo de destilação e seu valor por litro pode variar de 10 a 35 mil dólares. O odor pode variar dependendo do local, forma de cultivo e processo extrativo, mas caminha entre nuances amadeiradas, balsâmicas, de couro e fumaça. Não existem alternativas sintéticas ao natural por isso a sua preservação e uso de maneira sustentável são prioridades.

Parte da cultura do Oriente Médio, o oud é muito usado nas fragrâncias dessa região, e desde 2010 tem sido presença mais constante em novos perfumes ao redor do mundo. Grandes marcas passaram a lançar fragrâncias que simbolizavam luxo, mistério e elegância com o nome “oud”, muitas vezes apresentadas em embalagens de tons escuros e dourados.

Seguindo a tendência NOIR presente na perfumaria, Valentino lançou agora em maio OUD ESSENCE, também adotando elementos escuros e dourados que remetem a luxo e exclusividade.

Os perfumes amadeirados, antes considerados mais masculinos, passaram a transcender os limites de gêneros com o oud, despontando em fragrâncias unissex orientais de grandes marcas como Givenchy, Burberry e Guerlain.

O oud chega ao mercado brasileiro pela Natura e seus recentes lançamentos Essencial Oud Feminino e Masculino, fragrâncias que combinam o exótico odor do oud com matérias-primas da biodiversidade brasileira, entre elas, a madeira de copaíba e a priprioca.

Os valores dos perfumes acompanham os valores desse ingrediente raro, que é considerado o “ouro líquido da perfumaria”. O investimento compensa: por ser uma nota de fundo e muito evidente, a pele fica perfumada de oud por longas horas.

Alessandra Tucci
CEO Perfumaria Paralela

Portfólio

© 2018 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

Sobre Alessandra Tucci

A Paralela é uma empresa que nasceu da relação da sua fundadora com o mundo da perfumaria. Tendo atuado globalmente por mais de 20 anos neste mercado, Alessandra Tucci tornou-se especialista em perfumaria, estratégia e inovação, além de ter desenvolvido uma apurada sensibilidade sensorial.

Trabalhou com Mestres Perfumistas no Brasil e no exterior e participou de inúmeros projetos em perfumaria na América Latina, Estados Unidos e Europa.

Após ocupar posições de Diretoria na América Latina em algumas das maiores Casas de Fragrâncias do mundo, idealizou e fundou a Perfumaria Paralela em 2012. “Percebi que o conhecimento sobre perfumes e a inovação na categoria era um desafio crescente apesar da importância do mercado brasileiro no cenário global e do prazer que os brasileiros têm com esse tipo de produto. Para preencher essa lacuna, uni minhas habilidades técnicas e estratégicas adquiridas com minha experiência na indústria à uma ampla rede mundial de parceiros e contatos no setor. A Perfumaria Paralela surge desta oportunidade, chamada pela necessidade do mercado”. Somos uma consultoria boutique que oferece soluções para os temas de perfumaria e também uma escola com chancela francesa da escola Cinquième Sens.

Site: www.perfumariaparalela.com.br

Foco
Thermolat: novo ingrediente da Symrise tem ação aquecedora

Thermolat: novo ingrediente da Symrise tem ação aquecedora

O novo princípio ativo sensorial da Symrise proporciona uma suave sensação de calor sobre a pele, semelhante à de um raio de sol. Com o nome de Thermolat, ele foi desenvolvido para entrar na composição de cremes, géis e bálsamos e produz efeitos duradouros, com a vantagem de não provocar sensação de ardência ou queimação. "Comparado com o (...)

+ informações
Palavra de especialista
Oportunidades em produtos de coloração no Brasil

Juliana Martins
Oportunidades em produtos de coloração no Brasil

A crise econômica e a subcategoria de produtos de coloração. As vendas no varejo de produtos de coloração podem ter tido um bom aliado nos últimos três anos: a crise econômica. Talvez por terem suas rendas reduzidas, os brasileiros podem ter deixado de gastar dinheiro com alguns serviços, como aqueles oferecidos por salões de beleza. O (...)

+ informações

Seções