A árvore da espécie Aquilaria, principalmente a A. malaccensis, originária da Índia e sul e sudeste asiático, quando infectada por uma variedade de fungo (Phialophora parasítica), responde naturalmente criando um produto viscoso contra esse ataque. É essa resina, que se torna cada vez mais espessa e escura, que é cobiçada pelo mundo afora.

As plantações dessa espécie de árvore podem ser encontradas em diversos países como Bangladesh, Butão, Laos, Tailândia, Vietnã e Sri Lanka, se adaptando melhor em ambientes mais úmidos.

Trata-se de um mercado bilionário onde o valor da matéria-prima se mantém alto e crescente pela constante demanda, baixo rendimento do material vegetal e risco de extinção. As espécies mais importantes produtoras de resina estão protegidas sob tutela da CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens Ameaçadas de Extinção), bem como pela União Internacional para Conservação da Natureza, IUCN.

O oud é obtido pelo processo de destilação e seu valor por litro pode variar de 10 a 35 mil dólares. O odor pode variar dependendo do local, forma de cultivo e processo extrativo, mas caminha entre nuances amadeiradas, balsâmicas, de couro e fumaça. Não existem alternativas sintéticas ao natural por isso a sua preservação e uso de maneira sustentável são prioridades.

Parte da cultura do Oriente Médio, o oud é muito usado nas fragrâncias dessa região, e desde 2010 tem sido presença mais constante em novos perfumes ao redor do mundo. Grandes marcas passaram a lançar fragrâncias que simbolizavam luxo, mistério e elegância com o nome “oud”, muitas vezes apresentadas em embalagens de tons escuros e dourados.

Seguindo a tendência NOIR presente na perfumaria, Valentino lançou agora em maio OUD ESSENCE, também adotando elementos escuros e dourados que remetem a luxo e exclusividade.

Os perfumes amadeirados, antes considerados mais masculinos, passaram a transcender os limites de gêneros com o oud, despontando em fragrâncias unissex orientais de grandes marcas como Givenchy, Burberry e Guerlain.

O oud chega ao mercado brasileiro pela Natura e seus recentes lançamentos Essencial Oud Feminino e Masculino, fragrâncias que combinam o exótico odor do oud com matérias-primas da biodiversidade brasileira, entre elas, a madeira de copaíba e a priprioca.

Os valores dos perfumes acompanham os valores desse ingrediente raro, que é considerado o “ouro líquido da perfumaria”. O investimento compensa: por ser uma nota de fundo e muito evidente, a pele fica perfumada de oud por longas horas.