Dizem que os melhores perfumes se encontram nos menores frascos. Para a alemã Symrise, o tamanho pouco importa, desde que os insumos e a tecnologia empregados sejam de altíssima qualidade.

Luciana Knobel, Head de Criação de Perfumaria Fina da Symrise para a...

Luciana Knobel, Head de Criação de Perfumaria Fina da Symrise para a América Latina

Fundada em 2003, por meio da fusão da H&R com a Dragoco – ambas empresas também frutos de fusões e aquisições –, a Symrise herdou o know-how da francesa Lautier Fils, uma das precursoras na fabricação de matérias-primas para perfumes. O DNA da Symrise também é oriundo de outros grandes ícones da perfumaria fina internacional, como a centenária De Laire e a Creations Aromatiques, responsável por criar o famoso Fahrenheit, da Dior, que alcançou fama mundial nos anos 90. Hoje, a empresa tem sede em Holzminden, na Alemanha, e está presente em 40 países.

Segundo a mais recente pesquisa da Euromonitor International, o mercado brasileiro de perfumes movimentou US$ 5,7 bilhões no ano passado, consolidando o país como o quarto maior mercado mundial no segmento, de acordo com a dados da Associação Brasileira de Higiene Pessoal , Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).

Mas de onde os grandes fabricantes, como a Symrise, buscam inspiração para continuar movimentando o mercado e agradando consumidores cada vez mais exigentes? Segundo Luciana Knobel, Head de Criação de Perfumaria Fina da Symrise para a América Latina, a inspiração é encontrada em todo tipo de tendência – desde as macrotendências comportamentais com base nas necessidades do consumidor como também na moda, na indústria alimentícia e de bebidas e nas diferentes culturas. Além, é claro, da natureza. “Nossos perfumistas buscam inspiração no contato com a arte, arquitetura, gostos pessoais, e até hobbies. Às vezes, a inspiração pode vir de um bom livro, uma viagem a um lugar exótico. Enfim, o mundo é o grande palco que traz inspirações para podermos criar fragrâncias únicas e memoráveis”, afirma a executiva.

A Symrise também desenvolve também diversos estudos internos e externos para melhor entender o consumidor brasileiro e suas preferências olfativas. Por ser um país de dimensões continentais, o clima e os hábitos do Brasil oscilam muito de acordo com a região. Quem lidera esses estudos é o departamento de Consumer & Market Insights, que leva em conta desde os hábitos e atitudes do consumidor até as rotas olfativas mais apreciadas, de acordo com a região do país, a faixa etária e o gênero, entre outros recortes.

Já entre os insumos mais utilizados, Knobel destaca os aromas cítricos, que são amplamente usados na maioria das formulações. Alguns exemplos são a Bergamota e Mandarina, que trazem o frescor e a difusão nas notas de saída. Segundo Knobel, elas são extremamente importantes no nosso mercado em todas as categorias de produto, desde a perfumaria fina até os cuidados pessoais. A Vanilla de Madagascar é também um ingrediente muito usado no universo dos aromas. “Temos um projeto na ilha de Madagascar que permite a rastreabilidade de toda a cadeia produtiva, garantindo a qualidade desta matéria-prima e o cuidado com todas as pessoas envolvidas no processo”, assegura Knobel.

A tecnologia também é peça fundamental dessa complexa engrenagem. Por isso, a Symrise tem destinado grande parte de seu investimentos para inovação, incluindo a criação de novos captivos (matérias-primas exclusivas), bases e metodologias de avaliação que proporcionem uma vantagem competitiva em relação à concorrência. “Em 2016, relançamos as bases De Laire, combinações de ingredientes captivos e naturais de alta qualidade olfativa, que trazem sofisticação e originalidade para nossas criações. Seguimos sempre inovando – esse é um mercado que não para e temos que acompanhar o movimento”, conclui.