Dispositivo capturador de cor Cube da Palette

O Cube, criado por um coletivo de designers e engenheiros, é um cubo portátil que equivale a uma pipeta digital capaz de capturar a cor de praticamente qualquer superfície – inclusive da pele. A leitura digital pode ser traduzida para vários sistemas de cores, como Pantone, RGB e CMYK. O Cube reproduz o tom capturado para o Photoshop através de um programa chamado Cube Link e a conexão com o computador é feita via Bluetooth.

A tecnologia promete precisão na coleta da cor ao usar uma sequência de luz controlada por meio de um diafragma que identifica e captura o tom desejado. O dispositivo também considera a intensidade da luz e a temperatura do ambiente.

Já o Color IQ é um serviço exclusivo da Sephora. Funciona com um aparelho que escaneia a superfície da pele e, na sequência, gera um número – o Color IQ –, que corresponde a um dos 110 tons presentes na biblioteca da marca. Os números podem ser obtidos em uma das lojas da Sephora e depois acessados pelas consumidoras, que assim encontram as melhores combinações de batons, bases e corretivos. Caso a cliente ainda não tenha o Color IQ, basta acessar o site da Sephora e indicar uma base já utilizada. A partir dessa informação, o sistema identifica o número correspondente ao seu tom de pele, além de outros produtos recomendados para ela.

Aparelho do color IQ da Sephora usado para capturar tom da pele das clientes

A rede de cosméticos enfatiza que, diferentemente das câmeras tradicionais, que fotografam usando iluminação ambiente, o aparelho do Color IQ captura uma imagem da pele na escuridão completa, permitindo que o scanner foque na fisiologia do rosto e elimine variáveis que podem distorcer a seleção de tons. A tecnologia ainda não está disponível no Brasil.