A nova linha de difusores de spray criada pela Aptar Beauty foi idealizada de forma a eliminar a necessidade de tampa, mas garantindo plenamente a proteção da fórmula. O que possibilitou essa inovação foi o sistema twist-to-lock, tecnologia intuitiva que abre e trava a embalagem.

Adeus, tampa

A tecnologia twist-to-lock dispensa o uso de tampa, eliminando o risco de que seja perdida e acabe descartada na natureza. Além de mais prático, o modelo tem a vantagem de reduzir o número de peças soltas. Segundo a Aptar, o funcionamento da embalagem é fácil e intuitivo: para abrir ou fechar o difusor, basta um simples movimento rotativo. Um clique sonoro sinaliza que o difusor está travado.

O sistema de abertura e travamento reduz também o risco de vazamento ou de ruptura do recipiente, o que faz com que a embalagem seja compatível com a venda on-line e possa ser transportada com segurança numa bolsa ou mala. Para completar, uma série de estrias antiderrapantes facilitam o manuseio tanto em lugares secos como úmidos, por exemplo durante o banho.

Três difusores destinados a usos específicos

A nova linha da Aptar se compõe de três difusores – Ringo, Nora e Tina – especificamente adaptados a fórmulas de espuma, gel e produtos vaporizáveis, abrangendo, portanto, as principais aplicações em que são usados sistemas de pulverização.

A versão Ringo está disponível com dois tipos de bico: um para espuma e o outro para gel. Convém a produtos para barba, para pentear ou para o banho.

O modelo Nora dispõe de um bico de pequena dimensão, adaptado à aplicação de produtos em gel, sendo destinado a produtos para barba e gel de banho.

Por fim, Tina é um difusor de spray ideal para fórmulas como desodorantes e laquê para cabelos, bem como para protetores solares e loções para o corpo cuja aplicação seja feita por vaporização.

Os três difusores têm linhas simples e elegantes e acabamento mate. Sua composição em duas partes possibilita designs bicolores, conferindo às marcas maior liberdade de criação. "A nova gama de difusores revoluciona a concepção tradicional de spray, trazendo uma estética de alto padrão", ressalta a Aptar Beauty em um comunicado.

Materiais reciclados

Quanto ao aspecto ambiental, os três difusores podem ser equipados com um mecanismo sem polioximetileno (POM) e produzidos com 100% de plástico reciclado PCR (plástico pós-consumo).

Além disso, a linha de difusores twist-to-lock é compatível com válvulas de esfera, válvulas verticais ou válvulas com tecnologia BoV (bag-on valve) e está disponível com dois comprimentos de saia (curta ou longa).

Segundo a Aptar, a produção terá início em 2024. Antes disso, os difusores Ringo, Nora e Tina serão apresentados no salão Luxe Pack, que acontecerá de 2 a 4 de outubro de 2023 em Mônaco.

Há alguns meses, a Aptar associou a tecnologia twist-to-lock à bomba spray PZ Twist, a fim de fornecer à Nuxe um sistema de dispenser para protetores solares que também elimina a necessidade de tampa.