Num cenário de incertezas marcado pela preocupação cada vez maior com mudanças climáticas, conflitos internacionais, escassez de recursos e aumento do custo de vida, os consumidores buscam se adaptar, adotando um estado de espírito diferente. As tendências que emergem desse contexto são um reflexo dessas transformações.

Tendência 1: Made for me

O mundo evolui, e nós também. Estamos nos tornando uma "geração Flex", sem identidade fixa.

Essa variabilidade radical exige a ultrapersonalização. A inteligência artificial (IA) oferece diversas oportunidades para as marcas de produtos de beleza, como ferramentas digitais de diagnóstico, perfumes virtuais e lançamentos in-game. As lojas passam a atuar como espaços experimentais, que permitem testar os produtos que em seguida o consumidor vai comprar pela internet. As marcas usam métodos inéditos para se conectar com seu público-alvo, mobilizando recursos como pop-up stores, eventos em festivais, podcasts e influenciadores.

No campo da embalagem, essa tendência se traduz na oferta de experiências inesquecíveis e gratificantes, que acima de tudo despertem os sentidos.

Tendência 2: Blue

Para além de uma simples tendência, o oceano atua como fonte de inspiração do movimento blue beauty. O papel essencial que o oceano desempenha para a vida na Terra já está mais do que comprovado.

As marcas têm procurado contribuir para a proteção do oceano, e os ingredientes de origem marinha estão conquistando cada vez mais os consumidores. A preferência é por fórmulas biodegradáveis e sem microplásticos.

Nesse cenário, a embalagem, caso contenha algum tipo de plástico, deve ser livre de microplásticos e, de preferência, ser à base de material reciclado. A Quadpack coloca à disposição um leque de decorações com o tema do mar, uma paleta de cores com azuis e verdes marinhos, acabamentos semelhantes à água e texturas que lembram o ambiente aquático, como neopreno Seapunk ou escamas de "sereia".

Tendência 3: Quiet beauty

Ao mesmo tempo em que dão prioridade ao bem-estar, os consumidores estão virando as costas ao consumo excessivo, e observa-se um movimento de volta ao essencial. Na tendência Quiet beauty, a ênfase recai na simplicidade e na eficácia. Less becomes more, ou seja, menos é decididamente mais. Na hora de fazer uma compra, os consumidores se questionam: "Necessito realmente desse produto?", ou "Preciso realmente adquirir um novo produto?". Em contrapartida, estão dispostos a pagar mais por produtos de boa qualidade.

Essa tendência requer embalagens capazes de oferecer proteção adequada a produtos de alta eficácia e ingredientes naturais, graças a um design hermético ou ao uso de tecnologia airless. Os formatos reutilizáveis, que apresentam uma relação custo-benefício interessante, seguem a mesma lógica. Segundo a Quadpack, materiais nobres, como cerâmica e madeira, se encaixam perfeitamente nessa proposta. "O aspecto desses materiais e a sensação que eles oferecem proporcionam uma elegância atemporal, com uma estética tipicamente artesanal e linhas minimalistas".

Tendência 4: Um oásis na distopia

Num mundo marcado por volatilidade, incertezas, complexidade e ambiguidades, os jovens consumidores caminham rumo a um futuro do tipo "protopia", em que a vida vai melhorando um pouco a cada dia. A pressão dos consumidores leva as empresas a buscarem melhorar o impacto de suas atividades.

Nesse contexto, as embalagens oferecem opções com novos materiais, a exemplo de biocompósitos como o Sulapac, plásticos reciclados, madeira, alumínio, couro, cimento, terracota, cortiça etc. Quanto à decoração, essa tendência requer, segundo a Quadpack, um aspecto um tanto sombrio, com formas orgânicas mas também brutalistas. O acabamento com materiais metálicos muitas vezes contribui para conferir um toque futurista.

Tendência 5: Em busca da eternidade

Em razão da vida longeva que a humanidade ganhou, a forma como envelhecemos vem adquirindo crescente importância. Prevenir é mais importante do que curar, e para isso existem rotinas de saúde e beleza holísticas.

Paralelamente, nossa presença constante em videoconferências, selfies e redes sociais fez surgir uma ampla gama de terapias estéticas não invasivas e "tweakments" que englobam procedimentos como crioterapia e preenchimento sem agulha. Em 2024, veremos as grandes empresas de beleza se juntarem às marcas de nicho que lançaram essa tendência.

Em função do tipo de fórmula, a embalagem pode ser desenvolvida de maneira a reforçar essa alegação terapêutica, por exemplo ao misturar os agentes ativos com o sérum numa embalagem "dois em um", ou oferecendo um aplicador com efeito frio. As miniampolas oferecem uma solução eficaz no caso de doses únicas. "A estética é pura e límpida, com inspiração em laboratórios. Quem sabe os novos conceitos criativos possam renovar o velho visual das embalagens de nutricosméticos, que mais parecem frascos de remédios", ressalta a Quadpack.

"Acima de tudo, devemos ter esperança no futuro. As marcas de produtos de beleza se adaptam à nova realidade, e as embalagens têm um papel decisivo nesse cenário", conclui Marcia Bardauil, Marketing Lead da Quadpack.