Diante dos desafios ambientais e das novas regras que entrarão em vigor, os principais vetores de inovação em matéria de embalagem contemplam o uso de materiais reciclados e renováveis, bem como o desenvolvimento de soluções monomaterial, em conformidade com os princípios da economia circular. Isso vale para todos os segmentos.

Plásticos circulares

Em relação aos plásticos, o uso de materiais reciclados ou revalorizados caminha lado a lado com o desenvolvimento de soluções monomaterial compatíveis com os principais fluxos de reciclagem de resíduos domésticos.

A Dow, empresa que produz o Surlyn, um ionômero utilizado na fabricação de potes e tampas para perfumes e cosméticos, anunciou o lançamento de duas novas versões sustentáveis desse carro-chefe da empresa: o Surlyn Ren, fabricado a partir de resíduos orgânicos (como óleo de cozinha usado); e o Surlyn Cir, obtido a partir de uma mistura de resíduos plásticos. Produzidas com matérias-primas alternativas, as duas linhas de compostos oferecem o mesmo desempenho estético e mecânico que o material original. A divisão LVMH Beauty será uma das primeiras a utilizar os novos compostos nos produtos de suas 75 marcas.

A Aptar Beauty deu seguimento à ampliação de sua oferta monomaterial, que agora abarca também as embalagens airless. Esse especialista de embalagens para produtos de beleza apresentou o Mono Micro, versão inteiramente fabricada em PE reciclável (inclusive a etiqueta, graças a uma parceria com a empresa Autajon) de sua embalagem Micro 30 ml, best-seller no segmento airless.

Em colaboração com a Pinard Beauty Pack, a Aptar anunciou também o lançamento do Future Airless PET, embalagem que alia a bomba Future em PE certificada para e-commerce e o frasco airless em PET patenteado da Pinard. Essa aliança garante a total reciclabilidade da embalagem.

Por sua vez, a Albéa apresentou o Pure Drop, um conta-gotas cujo acionador, fabricado inteiramente em PP, é composto por apenas três peças. O PP é usado até mesmo na pipeta, que pode ser transparente mediante a aplicação de PP Clear. O registro da patente desse sistema está atualmente em análise. Segundo a marca, o Pure Drop é compatível com frascos de vidro ou plástico.

Esse fabricante francês também reforçou sua linha de embalagens BreizhStick, lançada no ano passado. Produzido na fábrica de Plouhinec, na região da Bretanha, esse tubo monomaterial (quatro peças em PP), destinado ao mercado de cuidado dos lábios, está atualmente disponível em duas versões: Breizhstick Tilty, com ponta em bisel para garantir maior precisão na hora de aplicar; e o novo Breizhstick Blunt, cujo corte reto é ideal para aplicação clássica.

Aliando ecodesign, personalização e uma excelente experiência para o consumidor, o ShapeUp Stick foi o grande destaque da Quadpack. O bastão, com 12,5 ml, pode conter fórmulas de alta viscosidade, oferecendo às marcas a possibilidade de imprimir ao produto a forma desejada: um logotipo, um símbolo ou qualquer outro motivo geométrico. O ShapeUp Stick pode ser facilmente recarregado e reciclado. Toda a embalagem é fabricada em PP monomaterial, ao passo que a tampa e a base podem ser feitas em PP PCR (plástico pós-consumo).

Por sua vez, a Cosmogen apresentou uma linha de embalagens em bastão inteiramente fabricadas em PET ou RPET e adaptadas a todos os tipos de fórmulas de base cerosa e/ou anidra.

Protagonismo do papel

Para o setor de acessórios promocionais, sacolas e artigos de papelão destinados a produtos de alto padrão, a Rissmann idealizou uma luxuosa sacola em papel flocado com certificação FSC, produzido a partir de polpa de eucalipto. A superfície desse material proporciona um efeito visual e tátil semelhante ao do couro. De fato, mediante um processo complementar de enrugamento, técnica de marcação sem tinta, esse material adquire o aspecto e a textura da pelagem de um animal.

No segmento de kits e caixas para produtos, a empresa Cosfibel vem desenvolvendo diversas soluções mecânicas monomaterial para travar os estojos, fabricadas exclusivamente com papelão; além disso, aposta em materiais orgânicos – como micélio, um material vegetal e compostável derivado de cogumelos – para atuar como calço nas caixas.

Outra novidade foi a "Grace Box", apresentada pela Procos: trata-se de uma caixa de luxo patenteada que, mediante o uso de papelão pardo reciclado e ultracondensado, oferece uma alternativa mais leve e econômica às caixas convencionais de madeira ou papelão cinza com a mesma espessura.

No âmbito de sua estratégia "Plastic to Paper", a Fedrigoni, líder do setor de papel e papelão para embalagens de luxo, adicionou novas versões à linha Imitlin. Desenvolvida inicialmente por sua semelhança com materiais nobres, a linha de papéis Imitlin ganhou nova dimensão com a chegada da versão Diana, cujos relevos lembram couro prensado, além de novas tonalidades, acabamentos elegantes e uma oferta de produtos de alta gramatura.

A DS Smith, empresa especializada em papelão ondulado, apresentou uma solução de caixa para remessas de e-commerce desenvolvida em parceria com a Guerlain. Ao encomendar um produto pela internet, o consumidor pode optar pelo estojo tradicional – embalagem ícone que proporciona a melhor experiência de compra relacionada à marca –, ou por um estojo minimalista, que produz menor impacto ambiental. Esse segundo tipo de estojo foi criado e produzido pela DS Smith, com o objetivo de aliar atratividade e redução do impacto para o meio ambiente. Os três formatos disponíveis cobrem 90% das necessidades, deixando o mínimo de espaço vazio. Por dentro, um papel integrado à embalagem pode ser amassado para estabilizar os produtos, sem o acréscimo de outros tipos de material.

Alumínio, o material que não pode faltar

Importante vetor da transição verde em virtude da possibilidade de reciclagem infinita em canais industriais solidamente estabelecidos, o alumínio é um material nobre que pode ser integrado de diversas formas, sendo perfeitamente adaptado a produtos monomaterial e/ou recarregáveis.

A INCA Packaging, empresa italiana especializada em embalagens de alumínio e plástico, atende à crescente demanda da indústria por meio de investimentos consideráveis na melhoria dos processos. Concretamente, a empresa pretende atuar em diversas frentes: instalar um novíssimo sistema de tratamento de água; reduzir em 50% o consumo de energia e em mais de 20% o uso de produtos químicos; e aumentar a capacidade de produção em 80%.

Para completar, as equipes da INCA estão trabalhando na criação de produtos a partir de alumínio reciclado (RE-AL) e no desenvolvimento de soluções monomaterial ou recarregáveis. A título de exemplo, o fabricante italiano apresentou uma tampa para frascos de perfume sem inserto plástico, bem como uma tampa para potes de creme fabricada inteiramente em alumínio. Mais precisamente, essa tampa utiliza alumínio virgem na parte externa e alumínio reciclado na parte interna, em porcentagens que variam entre 50% e 75%. Para terminar, a equipe da INCA vem trabalhando no desenvolvimento de um sistema de refil para potes de creme em alumínio inteiramente reciclável, bem como na substituição dos lastros em zamak por uma versão em alumínio.

A g.pivaudran, empresa especializada na transformação de metais (em particular alumínio) destinados a embalagens de alto padrão, também vem investindo na modernização de seus equipamentos de produção, tendo em vista um período de crescimento recorde, de quase 50% do faturamento, previsto para 2023. Graças a uma nova linha automática de anodização que entrará em funcionamento em 2024, a empresa poderá dobrar a capacidade de tratamento de superfícies, e ao mesmo tempo reduzir em um terço o consumo de água, de energia e de substâncias químicas. Ilustrando sua expertise em design ecológico, a empresa apresentou sua solução a um desafio lançado pela maison Chanel: retirar a faixa de latão galvanizado e envernizado que circundava os frascos da linha de eau de toilette Chance, substituindo-a por uma faixa de alumínio anodizado.

Por fim, a Axilone também decidiu apostar na estratégia full aluminium, criando uma linha de maquiagem que inclui um estojo reciclável para batom. Além disso, a empresa vem trabalhando na elaboração de tampas para perfumes 100% em alumínio, que podem constituir uma alternativa ao uso de zamak.