1. Alternativa ecológica ao PMMA

Com o Sensory Apple Pomace, a Codif Technologie Naturelle apresentou seu primeiríssimo ingrediente funcional. Inteiramente biodegradável, essa alternativa ao polimetilmetacrilato (PMMA, ou simplesmente acrílico) caracteriza-se por uma baixa granulometria, capacidade de absorção de óleo e bom índice de espalhamento. O material, disponível na forma de um pó sensorial micronizado com ação matificante e suavizante e poder de cobertura, é obtido a partir da revalorização de bagaço de maçã e pode ser usado na formulação de produtos em pó, fluidos e compactos.

2. Mibelle, ativo capilar bioinspirado

A partir da observação de gomos de pinha, que se abrem e se fecham em função do clima, a Mibelle Biochemistry teve uma ideia original: desenvolver um ativo capilar com ação hidratante. Obtido pela reciclagem de pinhas colhidas manualmente em florestas francesas, o PinoPlex [1] penetra nos cabelos, retendo a água e selando a cutícula. Como resultado, os fios ficam mais lisos, mais brilhantes e mais resistentes à quebra. Além de reforçar a integridade da fibra capilar, o novo ingrediente previne pontas duplas.

PinoPlex é obtido a partir de pinhas de qualidade excepcional colhidas manualmente em florestas francesas e cuidadosamente selecionadas.

3. Gaïaline, um ativo para regenerar a pele e o solo

O novo ativo ecológico desenvolvido pelos Laboratoires Expanscience provém da cultura regenerativa de linho. Obtido por um método verde, ele promete proteger, regenerar e reforçar a pele e os cabelos, atuando como defesa contra agressões do dia a dia. O Gaïaline preserva e reforça a barreira cutânea, promovendo sua regeneração.

Mas suas vantagens não param por aí: o modo de cultura utilizado resulta em benefícios também para o solo e para a biodiversidade. Isso porque o Gaïaline é produzido a partir de linho cultivado com base nos princípios de agricultura e conservação regenerativas certificadas. Lipossolúvel, o ativo é obtido por meio de destilação molecular e apresenta-se na forma de concentrado de óleo de linho enriquecido com insaponificáveis.

4. Agente filmogênico resistente à água

Por ocasião do salão in-cosmetics Global, a Roquette Beauté apresentou seu mais recente ingrediente, o Beauté by Roquette ST 730 [2], agente filmogênico resistente à água com efeito tensor clinicamente comprovado.

Derivado de amido de ervilha, o Beauté by Roquette ST 730 com dosagem de 5% apresentou capacidade de resistência à água superior à dos principais agentes filmogênicos do mercado, como o pullulan e a polivinilpirrolidona (PVP) usados em concentração idêntica.

Um estudo in vivo realizado com 40 voluntários a fim de analisar o efeito tensor do novo ingrediente mostrou que o Beauté by Roquette ST 730 com dosagem de 4% reduz consideravelmente as rugas e linhas de expressão. Dentre os participantes do estudo, 82% declararam ter constatado uma atenuação dos sulcos e vincos na pele.

5. Um ativo que equilibra o microbioma da pele sensível

Para peles sensíveis com tendência atópica, a Solabia criou o Serenibiome, um ativo 100% natural com certificação COSMOS. A ação do ingrediente, que teve duas patentes registradas, é bioinspirada em um cogumelo epífito que protege a planta hospedeira liberando um possante glicolipídio. Por meio de biosseleção, o Serenibiome inibe a colonização da pele pela bactéria Staphylococcus aureus, combatendo o ciclo vicioso de sensação de prurido e o gesto de coçar.