Brazil Beauty News - O Grupo Pochet acaba de festejar 400 anos de existência. Que balanço o senhor faz desse aniversário?

Xavier Gagey - Foi um ano excepcional, durante o qual todas as nossas unidades participaram das comemorações, reunindo colaboradores atuais ou que já se aposentaram, membros da família de acionistas, clientes, fornecedores, autoridades, parceiros etc. Queríamos que esse momento ficasse marcado, celebrando nossa história e a longevidade excepcional da empresa.

O aniversário foi também a ocasião de congregar todas as equipes em torno de um projeto conjunto, o que para nós era importante após a venda da Qualipac. Além disso, foi uma oportunidade para consolidar os laços que cultivamos de longa data com nossos clientes, que puderam (re)descobrir o Grupo e sua história, e ver ou rever todos os produtos que criamos para eles. Nossa história é também a história dos nossos clientes.

Brazil Beauty News - Quais são os objetivos para os próximos anos?

Xavier Gagey - Os 400 anos do Grupo sinalizam o momento ideal para nos projetarmos com passos firmes rumo a um futuro sustentável. As comemorações são parte integrante de um plano estratégico que norteará nossas ações até 2026. O objetivo – definido e compartilhado com nossas equipes – é que o Grupo conquiste um posicionamento duradouro como parceiro de primeiro plano da indústria de beleza. Esse plano, que movimenta investimentos no valor de 160 milhões ao longo de quatro anos, está articulado em torno de três vetores fundamentais: ter uma atuação responsável para com a humanidade e o planeta; criar uma referência de valores inspirados em nosso desempenho; e ser um criador de soluções premium para os clientes, oferecendo, em particular, expertise exclusiva em multimateriais, desenvolvimento de parcerias inovadoras e trading.

Brazil Beauty News - Em relação ao primeiro desses três vetores, quais são as medidas previstas em termos de sustentabilidade e descarbonização?

Xavier Gagey - Com base em princípios profundamente arraigados entre os membros da família de acionistas, o Grupo Pochet adotou, desde o início, uma política RSE que leva em conta os desafios climáticos e sociais como elementos centrais de sua atuação. Atualmente, estamos redefinindo nosso roadmap para o período 2023-2030, que apresentaremos detalhadamente por ocasião do próximo salão Luxe Pack Monaco. Esse roteiro dá grande ênfase à descarbonização e reafirma o objetivo de reduzir em 50% as emissões de CO2 da empresa até 2033.

O plano de descarbonização abrange vários projetos, em particular a conversão de um forno que passará a operar com energia 100% elétrica. Programado para entrar em funcionamento já no final de 2024, ele será o primeiro forno elétrico dedicado à fabricação de frascos de luxo na França. Vale mencionar também o monitoramento do consumo de energia de cada artigo, graças ao projeto Metron, em parceria com a Chanel. Pela primeira vez, oferecemos às equipes ferramentas que permitem agir em tempo real, artigo por artigo, a fim de reduzir o consumo de energia de nossas fábricas. Outro elemento importante é o acompanhamento dos clientes para agilizar o desenvolvimento de projetos que utilizem plásticos sustentáveis.

Por fim, os colaboradores e as colaboradoras do Grupo têm um lugar de destaque em nossa estratégia RSE. A fim de honrar o compromisso com eles, estamos investindo mais de 10 milhões de euros para reforçar a ergonomia das estações de triagem, garantindo assim a permanência dos funcionários nas melhores condições possíveis.

Brazil Beauty News - Do ponto de vista da descarbonização, a empresa pretende reduzir o volume de resíduos?

Xavier Gagey - A expertise do Grupo Pochet consiste em manter a excelência do vidro e a exigência extrema de qualidade, mobilizando o máximo de esforços para reduzir o volume de resíduos, graças à digitalização dos processos. Há três anos, implementamos uma ferramenta de inteligência artificial em nossa fábrica de vidro, com o objetivo de garantir um maior controle do processo e, por conseguinte, da qualidade dos produtos. As ferramentas disponíveis atualmente nos permitem diminuir o volume de resíduos sem prejudicar a qualidade. Nossos clientes procuram embalagens premium para seus produtos dentro de uma perspectiva de sustentabilidade, e nossa missão é ajudá-los a vencer esse importante desafio, sempre aprimorando a qualidade dos produtos que oferecemos.

Brazil Beauty News - Essa busca pelo alto padrão corresponde ao terceiro vetor fundamental mencionado há pouco, ou seja, a criação de soluções premium?

Xavier Gagey - Exato. Os clientes desejam contar com nossa assessoria quando planejam um lançamento estratégico e definem objetivos em matéria de desenvolvimento sustentável. Somos criadores de soluções inovadoras de alto padrão, como mostram alguns dos nossos recentes lançamentos, entre os quais Fame, de Paco Rabanne, e a nova linha de maquiagem da Prada Beauty. Esses exemplos ilustram bem o que o Grupo é capaz de proporcionar a seus clientes, com uma oferta que inclui multimateriais, vidro, decoração, alumínio e plástico. Trata-se de uma expertise realmente única que buscamos aprimorar continuamente, reforçando os laços entre nossas equipes de inovação e o time comercial. Paralelamente, temos a oferta no segmento de trading, cujo objetivo é ampliar o escopo de serviços do Grupo, integrando novas capacidades tecnológicas graças a parcerias com outras empresas. Aliás, a construção de parcerias com nosso ecossistema é um ponto muito importante. Um bom exemplo é o trabalho que realizamos junto à MagREESource, que desenvolve uma tecnologia inovadora de reciclagem de ímãs provenientes da França, com potencial para reduzir consideravelmente nossa pegada de carbono, sem afetar o alto padrão de luxo de nossa oferta.

Brazil Beauty News - O Grupo Pochet é uma empresa que faz parte do patrimônio corporativo francês há quatro séculos. A empresa pretende expandir a produção para outros países?

Xavier Gagey - Produzir na França é um ponto positivo em nosso setor de atividade. Considerando a agilidade da cadeia de abastecimento e o impacto de carbono, a proximidade para com os clientes é uma vantagem competitiva muito interessante. Essa vantagem é reforçada ainda mais pela questão do risco geopolítico, que cada vez mais os clientes levam em conta ao definir um plano que garanta o abastecimento seguro de materiais e produtos. Estamos presentes no Brasil e na China no segmento metaloplástico, e permanecemos abertos a novas oportunidades de contribuir para o crescimento de nossos clientes.

Brazil Beauty News - Na sua opinião, quais são as perspectivas de evolução do mercado?

Xavier Gagey - Tanto quanto nossos clientes, estou confiante na evolução do mercado de beleza, pois o crescimento recentemente observado no setor de perfumes premium parece ter se consolidado, em particular graças à Ásia. No entanto, depois de dois anos de marcada expansão, é normal que o crescimento desacelere, visto que os clientes já reconstituíram os estoques.

O mercado de beleza está passando por grandes transformações, com clientes cada vez mais exigentes. Para o Grupo Pochet, essa exigência é uma excelente oportunidade para mostrar seu diferencial e atingir o objetivo de conquistar um posicionamento duradouro como parceiro incontornável da indústria de beleza.