Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Ambiente

A madeira é o futuro do plástico?

Vencedoras do prêmio "Luxe Pack in Green" na categoria Solution Packaging, as embalagens à base de madeira da empresa finlandesa Sulapac foram a sensação da última edição do salão Luxe Pack Monaco. Em pauta há vários anos, a substituição de polímeros derivados de petróleo por polímeros à base de madeira vem aos poucos ganhando terreno.

Apresentando estrutura semelhante à de um polímero, há muitos anos as fibras das árvores têm sido alvo de pesquisas com o objetivo de tornar possível o seu uso para a fabricação de substâncias que possam substituir os polímeros plásticos derivados de petróleo. Contrariamente a outros bioplásticos, os polímeros à base de fibras de madeira têm a vantagem de não competir (ou competir muito pouco) com a produção de alimentos. As primeiras aplicações concretas dessas pesquisas já começam a surgir no mercado.

Tubo reciclável Neopac

A Neopac já tinha apresentado há algum tempo o PICEA Wood Tube, uma bisnaga parcialmente fabricada à base de madeira. Durante a edição 2017 do salão Luxe Pack Monaco, esse fabricante suíço especializado em embalagens flexíveis apresentou uma versão aperfeiçoada do produto: o novo modelo, que recebeu a certificação Ecocert, apresenta teor maior de materiais recicláveis, tanto no corpo como no ombro da bisnaga. Tudo isso sem perder 1 grama de seu charme.

Parece mas não é

Também presente no salão, o fabricante finlandês Metsä Board apresentou uma nova versão de sua Skincare Box, que vem equipada com um suporte que parece de plástico, mas que na verdade é fabricado a partir de um polímero derivado de fibras de madeira e cana-de-açúcar, resultando em uma embalagem 100% reciclável.

Uma nova linha de embalagens inteiramente fabricadas com madeira

Fechando com chave de ouro, a Stora Enso apresentou em seu estande os potes plastic like da Sulapac, start-up finlandesa que se destacou em seu Accelerator Programme. Fabricada com madeira e aglomerantes naturais inteiramente derivados de recursos renováveis das florestas finlandesas, as embalagens criadas pela Sulapac podem ser fabricadas com técnicas clássicas de moldagem por injeção, por extrusão e por sopro, possibilitando designs semelhantes aos que são feitos em embalagens de plástico. Embora as propriedades de barreira sejam diferentes das oferecidas pelos plásticos tradicionais, elas podem ser melhoradas graças a revestimentos apropriados. O material é resistente a água e óleo, e sua baixa pegada de carbono posiciona essa embalagem entre os produtos que mais respeitam o meio ambiente. Para completar, o custo desse material é menor que o dos bioplásticos.

Os embalagens plastic like da Sulapac

Os embalagens plastic like da Sulapac

LuxePack Monaco 2017 – Relatório do salão

Para oferecer a você um panorama das principais inovações apresentadas no Luxe Pack Monaco 2017, o site Premium Beauty News preparou um relatório completo do salão.

Veja os detalhes e faça o seu pedido aqui

V.G.
(Tradução: Maria Marques)

Portfólio

© 2017 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
Centdegrés desenha o novo eau de parfum masculino de Eudora, Impression

Centdegrés desenha o novo eau de parfum masculino de Eudora, Impression

O recém lançado eau de parfum masculino de Eudora, Impression, fala de um homem sofisticado, que soube criar e aproveitar as oportunidades que a vida lhe deu para evoluir. Com notas amadeiradas e ambaradas, a fragrância é baseada em cistus labdanum, musk e patchouli. A Centdegrés foi escolhida para representar através do design do (...)

+ informações
Palavra de especialista
Alimente sua pele com uma colorida rotina de beleza

Lipotec
Alimente sua pele com uma colorida rotina de beleza

Atualmente, cada vez mais consumidores de todas as idades estão preocupados com o meio ambiente e com o impacto humano que eles deixam na Terra. Uma vida saudável em harmonia com o planeta tornou-se um objetivo essencial atualmente. As pessoas tornaram-se mais cautelosas e conscientes de seus padrões de consumo - dos alimentos que (...)

+ informações

Seções