Para atender à demanda por soluções de embalagem com design ecológico, a Aptar sempre priorizou a pesquisa sobre tecnologias de fabricação de bombas. "Era uma questão realmente urgente, em particular para o segmento de higiene pessoal. Nosso objetivo era permitir que as marcas oferecessem ao consumidor produtos com embalagens inteiramente recicláveis, o que não é possível com o uso de bombas tradicionais", explica Sabine Bouillet-Lubot, diretora de Global Strategic Marketing.

Circularidade integral

O sistema de doseamento das bombas tradicionais baseia-se em uma tecnologia complexa que envolve diversos componentes, inclusive peças metálicas, o que fatalmente interfere com o processo de reciclagem.

A bomba Future, por sua vez, é inteiramente fabricada em polietileno (PE), um dos materiais plásticos mais usados e mais reciclados no mundo. Quando integrada a um frasco produzido com o mesmo material, a bomba Future garante a reciclagem integral da embalagem; com um frasco em PP ou PET, ela facilita a coleta seletiva do produto. A bomba Future também está disponível em resina pós-consumo (PCR) obtida por meio da tecnologia Advanced recycling, que a Aptar já vem utilizando em parceria com a REN. Esse processo permite obter o mesmo nível de qualidade proporcionado pela resina convencional.

Os testes de compatibilidade da nova bomba com fórmulas de diferentes graus de viscosidade mostraram que o dispositivo convém a produtos de higiene e cuidados do rosto, do corpo e dos cabelos. A nova bomba pode ser usada com dois tipos de gargalo: alto (28/410) e baixo (28/400). A dosagem é de 2 cc, mas até o final de 2021 o fabricante pretende oferecer um modelo com dosagem de 1,5 cc. Para completar, a Aptar oferece uma opção full pack, com frascos redondos de 500 ml e 300 ml, fabricados em PE tradicional, PCR, plástico oceânico ou bioplástico.

Sistema de travamento adaptado a vendas on-line

A bomba Future oferece também um sistema de travamento inovador e compatível com a logística do e-commerce [1]: um anel com acionamento rotativo, que pode ser colocado na posição On ou Off.

"Demos extrema atenção à clareza do funcionamento desse sistema para o consumidor. O anel, situado entre o frasco e o bico, apresenta uma cor que contrasta com a do frasco, é estriado, traz uma flecha que indica a direção e produz um clique quando o sistema é travado. Para nós, era importante incluir esses elementos sensoriais. Como esse anel é totalmente integrado, ele dispensa o uso do anel de segurança descartável que costuma acompanhar as bombas tradicionais, eliminando assim um componente plástico desnecessário", ressalta Sabine Bouillet-Lubot.

O bico rotativo gira 360°, proporcionando total liberdade ao acionador e reduzindo o risco de danos nas diversas etapas logísticas do comércio eletrônico. No plano estético, o tubo de imersão não apresenta mecanismos visíveis e, portanto, pode ser integrado harmoniosamente a frascos de PET transparentes.

Com essa inovação, a Aptar agrega a sua carteira de produtos uma solução sustentável e revolucionária, que em breve estará disponível no mercado. Como signatária do Compromisso Global por uma Nova Economia do Plástico, promovido pela Fundação Ellen MacArthur, a empresa reafirma seu empenho em reduzir o impacto ambiental e em promover a visão da Fundação em prol da economia circular.

Firmemente decidida a cumprir, até 2025, a meta de oferecer embalagens que sejam 100% reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis, a Aptar vem priorizando três linhas de trabalho principais: a conversão dos produtos de sua carteira para que sejam fabricados com materiais reciclados; a reciclabilidade dos produtos; e a capacidade de reutilização desses produtos.

"Já avançamos muito nas duas primeiras linhas de trabalho. Atualmente, estamos examinando a questão da reutilização de nossos produtos. Existem muitas possibilidades nessa área e um grande leque de opções a explorar, dependendo da estratégia de cada cliente", conclui Sabine Bouillet-Lubot.