De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Beleza Natural em parceria com a Universidade de Brasília (UNB), 70% dos brasileiros apresentam cabelos cacheados, crespos ou ondulados. Com uma população de 212 milhões, temos cerca 150 milhões de potenciais consumidores para produtos voltados aos fios texturizados. Por muito tempo, os cuidados com esses tipos de cabelos ficaram restritos a marcas específicas, de nicho, mas essa realidade vem mudando no país.

A Head&Shoulders, marca de xampu número 1 do mundo, lançou no ano passado no Brasil sua primeira linha para cabelos cacheados e crespos, a Cachos Hidratados. “Estudamos e levamos o tempo necessário para desenvolver uma linha que atendesse às necessidades desse público”, afirma Isabella Zakzuk, diretora de operações de marcas da P&G Brasil.

Pelo uso excessivo de finalizadores e modeladores, pessoas com fios texturizados podem acumular impurezas nas raízes, resultando em coceiras e caspas. De acordo com a executiva, a fórmula enriquecida com óleo de coco e livre de parabenos, sulfatos e corantes foi criada para realizar a limpeza profunda do couro cabeludo e manter a hidratação dos fios.

Também do grupo P&G, a Pantene relançou recentemente sua linha Unidas pelos Cachos. “Após dez anos de pesquisa, a linha passou por uma reformulação, pois identificamos que público cacheado e crespo tende a ser mais criterioso na escolha do xampu e condicionador. Esses produtos tendem a remover os óleos naturais do cabelo, o que interfere na hidratação e definição dos fios. Reunimos uma equipe de cientistas e estilistas especializados para desenvolver a nova coleção”, explica Zakzuk.

Pantene reformulou linha Unidas pelos Cachos

Com concentrado de vitaminas e óleo de coco, e sem sulfatos, parabenos, petrolatos e silicones, a linha também foi ampliada e inclui itens como máscara de hidratação intensiva e geleia de definição “Nós valorizamos todo tipo de cabelo e enaltecemos o poder de serem exatamente como são. Como uma das marcas líderes no segmento, queremos liderar essa mudança de pensamento, quebrando os próprios padrões que um dia construímos”, diz a diretora de operações.

Além dos grandes players do segmento, o mercado de luxo também tem investido nos cabelos texturizados. Kérastase, maior nome mundial em tratamento profissional, lançou há poucos meses no Brasil a linha Curl Manifesto. “Pessoas cacheadas, crespas e onduladas gastam até nove vezes mais em produtos capilares, já que precisam de cuidados especiais”, afirma a diretora de produtos Mariana Salgueiro. “Não existia uma coleção no mercado de luxo para esses tipos de cabelos. A Kérastase percebeu o movimento atual de cabelos naturais e criou sua primeira linha com sete produtos para uso em casa e protocolo no salão”, acrescenta.

A marca aliou Curl Manifesto à capacitação de 150 mil profissionais de beleza em todo o mundo com técnicas de tratamento e modelagem de cachos. “Queremos criar um mercado cada vez mais preparado para cuidar dos diferentes tipos de fios, para que todas as onduladas, cacheadas e crespas se sintam acolhidas e representadas nos salões premium”, declara Salgueiro.

Para auxiliar a indústria de cosméticos a atender à crescente demanda de cuidados para cabelos texturizados, a Solvay apresentou em 2021 uma linha com dez soluções prontas e adaptáveis, encurtando o caminhado do formulador até o lançamento dos produtos.

O mercado de cabelos texturizados vem mostrando o seu potencial em nível global”, diz Rafael Ishikawa, assistente técnico de desenvolvimento de home e personal Care da Solvay na América Latina. “Conforme os consumidores buscam cuidar de seus cabelos naturais e mantê-los saudáveis, um mundo de possibilidades se abre para trabalhar características próprias destes fios, como reparação e definição, além de tendências, como produtos veganos e naturais. As marcas que compreenderem melhor as necessidades específicas desses públicos terão ótimas perspectivas de sucesso”, finaliza.