Jean-Paul Agon, CEO do grupo L'Oréal

Jean-Paul Agon, CEO do grupo L’Oréal

Os resultados publicados pela L’Oréal no Relatório de Progresso de 2016 de Sharing Beauty With All provam uma profunda transformação induzida por esforços de sustentabilidade do grupo.

O programa Sharing Beauty With All transforma nossa maneira de projetar, produzir, comunicar ou distribuir nossos produtos", explica Jean-Paul Agon, CEO do grupo L’Oréal.

Lançado em 2013, o programa Sharing Beauty With All resume os compromissos da L’Oréal em termos de desenvolvimento sustentável da concepção de produtos à sua distribuição, incluindo o processo de produção ou a obtenção de ingredientes. A cada ano, a L’Oréal comunica, fornecendo números, com relação ao seu progresso.

Modelo de baixo carbono

Ao reduzir as emissões de suas fábricas e centros de distribuição em 67%, em termos absolutos, em relação aos valores de 2005, a L’Oréal excedeu a sua meta de uma redução de -60% em emissões de CO2, quatro anos antes do prazo, ao mesmo tempo em que aumentou a sua produção em 29% durante o mesmo período. Até o final de 2016, o Grupo contará com 15 unidades industriais que atingiram a neutralidade de carbono.

Melhoria gradual de todos os novos produtos

Até 2020, a L’Oréal está comprometida em melhorar o perfil ambiental ou social de 100% de seus produtos novos ou renovados. Este compromisso diz respeito a todas as marcas L’Oréal e 82% dos produtos lançados em 2016 (74% em 2015) já mostram esta melhoria.

No final de 2015, no Brasil, a Matrix renovou a gama Biolage. Os produtos...

No final de 2015, no Brasil, a Matrix renovou a gama Biolage. Os produtos dessa linha passaram a ser acondicionados em frascos inteiramente fabricados com bioplástico de fonte renovável, obtido a partir de uma matéria-prima local, o bio-PE, derivado de cana-de-açúcar. Essa foi a primeira vez em que o Grupo L’Oréal usou bioplástico na embalagem de um de seus produtos. O uso dessa matéria-prima renovável permite reduzir o impacto de carbono do produto.

Alguns dos novos produtos lançados em 2016 demonstram níveis de biodegradabilidade superiores a 98%, como por exemplo os shampoos e condicionadores da nova linha Biolage R.A.W., ou o shampoo Garnier Ultra Doux 5 Plants.

É necessário agir com urgência. Na marca da metade das nossas ambições para 2020, vamos redobrar os nossos esforços para reduzir a nossa pegada ambiental e alcançar as nossas metas, particularmente em termos de produção e inovação sustentável”, diz Alexandra Palt, Diretora Executiva de Sustentabilidade.