O Beautycare Brazil criou em abril de 2020 um Grupo de Trabalho de Comunicação Internacional. Completando 20 anos em 2020, Beautycare Brazil è um projeto de internacionalização da indústria brasileira de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, criado pela ABIHPEC (Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
O coletivo é formado por profissionais das áreas de comunicação e marketing de sete empresas participantes do Projeto, selecionados por sua experiência no mercado internacional e diversidade de categorias dos produtos do setor de HPPC [1] e seus correlatos (produtos acabados, ingredientes, assessórios, embalagens e serviços), bem como gestores do projeto na ABIHPEC e Apex-Brasil.
O Grupo de Trabalho, que conta com a participação das empresas Allergisa, Beraca, Brazilian Secrets Hair, Chemyunion, Embelleze, Dompel e Wheaton, prepara um plano estratégico pós Covid-19.
“Esta é a primeira ação do gênero promovida pelo Beautycare Brazil, que conta com colaboração dos profissionais para revisar e adequar o formato de promoção de imagem internacional do projeto, do grupo de empresas participantes e do segmento, considerando as recentes mudanças no cenário internacional, por conta da pandemia de Covid-19. A criação dessa iniciativa, possibilitará o redirecionamento das ações planejadas e a revisão de atuação e direcionamento estratégico junto aos públicos alvo, reforçando os objetivos do Projeto: promover, facilitar e acelerar o processo de internacionalização das empresas do setor de HPPC e seus correlatos”, explica o Beautycare Brazil.
O Grupo de Trabalho irá criar e direcionar estratégias de comunicação e marketing nos mercados-alvo do projeto, bem como definir temas e metas para campanhas globais para a promoção da imagem brasileira do setor HPPC e, das empresas membro do Beautycare Brazil.
“O Brasil é o quarto maior mercado consumidor global de HPPC, o segundo de perfumes e produtos masculinos e o quarto de cuidados com os cabelos. Nossas indústrias conquistaram o mundo com seus produtos, por meio de investimentos em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), inovação em ativos da biodiversidade brasileira e altos investimentos em comunicação e marketing das empresas internacionalizadas”, explica João Carlos Basilio, presidente executivo da ABIHPEC.
“Além disso a grande miscigenação da população brasileira estimula a nossa indústria a inovar para atender à variada demanda local, o que acaba atraindo os olhares estrangeiros, abrindo o mercado e nos tornando mais competitivos para exportar”, adiciona Gueisa Silvério, gerente do Beautycare Brazil.