A Cosmogen trocou de mãos! O fornecedor francês de aplicadores e embalagens para cosméticos foi incorporado à Weinberg Capital Partners, empresa de investimentos especializada em PMEs e outras empresas de porte intermediário. Os detalhes financeiros da operação não foram revelados.
Paul Cordahi, um dos diretores da Weinberg Capital Partners, explica que a notoriedade da Cosmogen junto a grandes marcas e "a riqueza de seu know-how" foram fatores decisivos para a aliança.
A Cosmogen prevê um faturamento de 23 milhões de euros no exercício de 2024, o que representa um aumento de 15% em relação ao ano anterior. A empresa registrou um forte aumento da demanda na Europa e na América do Norte, impulsionada por novos clientes, pelo lançamento de inovações e pela bem-sucedida estreia no segmento de farmácia, com uma linha de embalagens primárias destinadas aos produtos em venda livre (OTC).
Crescimento externo e desenvolvimento na América do Norte
O novo acionista deseja agilizar o desenvolvimento da Cosmogen, em particular reforçando a presença internacional da empresa e explorando a possibilidade de incorporar outras empresas. "Já identificamos algumas oportunidades de crescimento externo", revela Paul Cordahi.
O objetivo é parte integrante do "roteiro de desenvolvimento da Cosmogen para os próximos cinco anos", explica Priscille Allais, CEO desde 2019, ao site Brazil Beauty News.
A aquisição de outra empresa contribuirá para que a Cosmogen amplie a carteira de clientes, a presença geográfica e a competência em matéria de produtos.
Por ora, a prioridade é, sem dúvida, impulsionar as vendas nos Estados Unidos, onde a demanda é extremamente dinâmica, com um sólido mercado subjacente. "Temos registrado uma demanda significativa por parte de marcas Indie, como a Dr. Idriss, e de grupos internacionais, como a L’Oréal", continua a dirigente.
Inovação e agilidade do modelo fabless
Criada em 1982, a empresa conseguiu conquistar um leque diversificado de marcas do setor de beleza, graças a uma estratégia que alia inovação e a agilidade proporcionada pelo modelo fabless.
A Cosmogen tem focado na inovação, com a criação de embalagens padronizadas e patenteadas – que podem ser personalizadas a pedido das marcas – ou específicas, realizadas pela rede de parceiros industriais da empresa na Ásia e na Europa.
A cada ano, uma equipe interna de Inovação e Desenvolvimento formada por profissionais de marketing e engenharia produz cerca de trinta novos modelos registrados, gerando uma a duas patentes.
"O modelo fabless adotado pela Cosmogen mostrou-se eficaz, e não temos motivo para questioná-lo. Com ele, podemos atender rapidamente à crescente demanda e garantir a qualidade de nossa rede de parceiros. Produzimos nossos próprios moldes, dos quais somos proprietários, mas também diversificamos o fornecimento para o Camboja, as Filipinas e o Vietnã", explica Priscille Allais.