Desenvolvido graças a uma parceria entre a Meiyume e a Eastman, a tampa Crystal Halo Cap é fruto da expertise de ambas as empresas na área de concepção de produtos, tecnologia de materiais e engenharia. A nova tampa segue o modelo do Clear Crystal Case, um estojo em PET reciclável monomaterial e transparente lançado no mês de maio.
Tampa transparente em PET
Produzida com dois componentes, a tampa Crystal Halo Cap alia a transparência do cristal a diversas vantagens práticas, como compatibilidade com a maioria dos perfumes, respeito ao meio ambiente e preço acessível. Sua estrutura com paredes espessas proporciona a limpidez e a elegância que as marcas esperam de materiais de alto nível, como as resinas de ionômero de tipo Surlyn.
Mas o que torna a tampa Crystal Halo Cap tão especial é o uso inovador de PET. A Meiyume e a Eastman conseguiram reproduzir os atributos estéticos das resinas de ionômero, oferecendo, ao mesmo tempo, as vantagens do PET em matéria de custo e sustentabilidade.
"Num universo em constante evolução como é o caso do setor de beleza e perfumes, nunca foi tão importante, para as marcas, dispor de um modelo de embalagem que seja ao mesmo tempo exclusivo e ambientalmente responsável. Diante da necessidade de aliar elegância e sustentabilidade, a tampa Crystal Halo Cap constitui um brilhante exemplo de como é possível vencer esse desafio", ressalta a Meiyume em um comunicado.
Pegada de carbono reduzida
Segundo a Eastman e a Meiyume, a Crystal Halo Cap é um grande avanço para o segmento de embalagens de prestígio.
Primeiramente, porque é fabricada a partir de PET, resina cuja pegada de carbono é inferior à do Surlyn, além de ser facilmente reciclável. Caso a marca solicite, a tampa pode conter até 100% de material PCR obtido por reciclagem molecular.
Em segundo lugar, contrariamente a muitas outras tampas, a Crystal Halo Cap tem montagem mecânica. Isso significa que ela dispensa o uso de cola, sendo realmente monomaterial.
Além disso, em comparação com as resinas de ionômeros, como o Surlyn, o PET é não somente mais ecológico, como também mais barato.
Por fim, no quesito estética, a equipe de criação da Meiyume conseguiu uma formidável proeza técnica ao conferir transparência cristalina ao PET. Isso sem falar que as marcas dispõem de um amplo leque de opções para a personalização: coloração do PET, diversas combinações de cores entre o forro e a camada externa e até mesmo diferentes formas para a tampa.
Rigorosos testes de qualidade
Para garantir que a nova tampa atenda às exigentes normas da indústria de perfumes, a Crystal Halo Cap foi submetida a testes rigorosos.
A compatibilidade com perfumes foi verificada com dez fórmulas diferentes. A Crystal Halo Cap foi aprovada em oito desses testes, mostrando ser uma alternativa confiável aos materiais tradicionais na grande maioria dos casos.
Segundo a Meiyume, a tampa também comprovou sua resistência no dia a dia, passando nos testes de queda de um metro de altura. Para completar, os extensos testes de imersão e de envelhecimento não mostraram nenhum sinal de cristalização, mudança de coloração, encolhimento ou degradação do torque de remoção da tampa.
Para quem não teve a oportunidade de conhecer a nova tampa em Mônaco, a Meiyume apresentará essa inovação no salão Cosmopack Asia, programado para 12 a 14 de novembro de 2024, em Hong Kong.